Luta pela desburocratização: Votação de PL que extingue taxa do CRLV no RS é adiada novamente na CCJ

Votação do PL 599/2023 de Rodrigo Lorenzoni, que extingue a taxa de emissão do CRLV no RS, é adiada na CCJ. Entenda por que o fim da cobrança de R$ 109,27 beneficia os motoristas gaúchos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul adiou, mais uma vez, a votação do parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 599/2023. De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), o projeto propõe a extinção da taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no estado, uma medida de desoneração que pode aliviar diretamente o bolso dos motoristas gaúchos.

Votação de PL que extingue taxa do CRLV no RS é adiada novamente na CCJ

O novo adiamento ocorreu após um pedido de vista, desta vez solicitado pela própria bancada do Partido Liberal – ironicamente, um partido que tem a redução de impostos como pauta central.

O Projeto de Lei 599/2023 visa alterar a Lei nº 8.109/85, que estabelece a cobrança de taxas no estado. O principal argumento para a extinção da taxa do CRLV é a modernização do sistema de licenciamento.

Desde julho de 2019, o documento anual não é mais impresso em papel-moeda e enviado pelos Correios, sendo substituído pela versão digital (CRLV-e). O proprietário do veículo pode baixar e imprimir o documento em casa, ou acessá-lo diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Dessa forma, o custo original que justificava a cobrança da taxa — relacionado à impressão, logística e envio do documento físico pelos órgãos públicos — deixou de existir. Apesar disso, o Rio Grande do Sul ainda cobra a taxa de expedição do CRLV, que em 2025 está fixada em cerca de R$ 109,27.

Caption

O PL de Lorenzoni busca, portanto, alinhar a legislação estadual à realidade digital e reduzir os encargos financeiros para os cidadãos, desburocratizando o processo. 

Confiança na Aprovação

Apesar do novo pedido de vista na CCJ, que freou o avanço do projeto na reunião desta terça-feira (21), o deputado Rodrigo Lorenzoni demonstrou confiança na tramitação.

“Os pedidos de vista são legítimos e fazem parte do regimento. Nós respeitamos, mas vamos seguir trabalhando pela aprovação do projeto. Essa luta é pelo contribuinte e pela liberdade econômica”, destacou o deputado.

O PL 599/2023 é parte de um conjunto de iniciativas de Lorenzoni que visam a redução da carga tributária e a simplificação da máquina estatal no Rio Grande do Sul. O projeto conta com apoio em diversas Câmaras Municipais do estado, que já aprovaram moções de suporte à sua aprovação.

A taxa do CRLV ainda é cobrada no seu estado mesmo com o documento digital? Você concorda que essa cobrança deveria ser extinta no RS? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Leia aqui: De olho em 9 milhões de animais, empresa lança ‘Uber do Boi’ para transporte de animais

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.