Nesta quinta-feira (15), o presidente Lula visitou a fábrica da Renault no PR, o Complexo Industrial Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais. A visita contou com a presença do vice Geraldo Alckmin, do governador do Paraná Carlos Massa e ministros.
Durante a visita, o presidente Lula assinou ordem de serviço para o início das obras do novo lote da rodovia da BR-487-PR.
Lula visita fábrica da Renault no PR
A programação começou pelo Renault Design Center Latam (RDCL), um dos quatro centros de design da marca no mundo. A comitiva presidencial ainda conheceu o plano-produto da Renault e Coleção Kardian Collection, desenhada pelo time do RDCL e produzida pelas mulheres da Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault.
Em seguida, Lula visitou a fábrica Curitiba Veículos de Passeio (CVP), começando pelo Memorial Renault, mas foi na linha de montagem que parte da comitiva fez um passeio com uma versão especial do Kardian conversível.
O SUV teve seu teto e colunas B e C removidos, mas manteve as quatro portas funcionais. O modelo recebeu acabamento de vinil e ao fim do passeio foi assinado pelas autoridades e passou a fazer parte do acervo da marca.
A comitiva ainda participou de um evento com a participação dos colaboradores da Renault do Brasil.
“É isso o que queremos ao trabalhar por um país de progresso e credibilidade: trazer investimentos que transformam vidas, que impactam uma comunidade, como a Renault tem transformado São José dos Pinhais”, destacou o presidente Lula.
Já o vice, Geraldo Alckmin, destacou os recentes projetos do governo voltados para o crescimento da indústria automobilística. “O Brasil, neste ano, está vendendo 15% a mais de carros, de veículos”, disse.
Leia também:
5 Diferenciais do Renault Kardian que farão você querer comprar o SUV
Investimentos na casa dos R$ 5 bilhões
A Renault demonstra um forte compromisso com o mercado brasileiro. A empresa francesa anunciou investimentos substanciais no Complexo Industrial Ayrton Senna.
“A Renault confia e acredita no Brasil. Por isso estamos investindo R$ 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025. O nosso maior patrimônio são as nossas pessoas, geramos mais de cinco mil empregos diretos e outros 25 mil empregos indiretos no Estado do Paraná”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O montante será usado para o desenvolvimento da nova linha de produção da fábrica, que produz atualmente oito veículos, entre eles o Kardian.