Lotus lança versão mais potente da história do Exige

Chamado de “matador de superesportivos”, o Exige Sport 380 foi apresentado oficialmente pela Lotus. Com 380 cv de potência, a versão é a mais potente da história do modelo, e que aliado com o baixo peso do esportivo, de apenas 1.076 kg, dá ao Exige uma relação peso/potência de apenas 2,83 kg por cavalo.

Quanto menor esse número, menos peso por cavalo o carro precisará levar. O Porsche 911, por exemplo, tem 1.600 kg e 580 cv, que dá uma relação de 2,75 kg/cv. A Ferrari LaFerrari, modelo mais rápido da história da marca, pesa 1345 kg e tem 963 cv, dando um índice de 1,39 kg/cv. Para chegar ao número, basta dividir o peso do veículo pela potência.

De volta ao Lotus, a nova versão é baseada na Sport 350, porém com 30 cv a mais e 25 kg a menos. O motor é um V6 da Toyota sobrealimentado por compressor e com 3,5 litros. Já o câmbio é manual de seis marchas e com o trambulador exposto no interior. Há ainda a opção de uma caixa automática de seis velocidades.

O Exige Sport 380 faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, chegando a máxima de 274 km/h. A novidade vai custar € 90 mil no mercado europeu, ou cerca de R$ 323 mil na cotação atual.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile