Longe do Brasil, novo Astra estreia versão 100% elétrica
A Opel revelou as primeiras imagens e informações do novo Astra Electric; a inédita configuração movida a bateria chega à Europa em 2023
A Opel, marca hoje pertencente ao grupo Stellantis, revelou as primeiras imagens do novo Astra Electric. A aguardada versão elétrica do carro que é sucesso desde 1991, com mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, chega ao mercado na primavera europeia de 2023, nas carrocerias hatchback e station wagon.
Fundada em 1862, a montadora alemã Opel é uma das mais antigas do mundo. Por quase um século, foi o braço europeu da General Motors (entre 1929 e 2017), ao lado da britânica Vauxhall.
No Brasil, a GM produziu o Chevrolet Astra, em carrocerias hatchback e sedã, entre 1998 e 2011 – sua última edição era equipada com motor 2.0 flex de 140 cv. A Stellantis, no entanto, não tem planos de reintroduzir o modelo no País.
Saiba mais sobre a versão 100% elétrica do novo Astra
O modelo estreou sua atual geração (a 8ª) no ano passado e é produzido na mesma plataforma EMP2 que a Stellantis utiliza para fabricar o novo Peugeot 308. Atualmente, o Astra está disponível na Europa em variantes a gasolina, diesel e híbrida plug-in.
O hatchback elétrico chega acompanhado da versão Opel Astra Sports Tourer Electric, a primeira station wagon totalmente elétrica de um fabricante alemão. O CEO da Opel, Florian Huettl, explica que o Astra Electric é um passo importante no caminho de se tornar uma marca totalmente elétrica na Europa:
“O Astra Electric e o Astra Sports Tourer Electric são verdadeiros pioneiros: com a nova versão elétrica alimentada a bateria, os clientes se beneficiarão das suas capacidades orientadas para o quotidiano combinadas com conforto e, acima de tudo, com muito prazer de condução sem emissões locais. É a isto que nos referimos ao mencionar o conceito ‘Greenovation’ da mobilidade.”
Os novos Opel Astra impressionam com o design arrojado e também pela performance. O motor elétrico fornece 115 kW (o equivalente a 156 cv) de potência e um torque de 27,5 kgfm, ambos disponíveis logo ao primeiro toque no pedal do acelerador, garantindo arranques rápidos, de acordo com a Stellantis.
A velocidade máxima é de 170 km/h. Dependendo das preferências de condução, o motorista pode escolher entre três modos: Eco, Normal e Sport.
A energia é armazenada numa bateria de íons de lítio de 54 kWh de capacidade. As 102 células de bateria estão alojadas em 17 módulos e asseguram que o novo Astra Electric possa percorrer até 416 km sem emissões, de acordo com as normas WLTP1.
O novo Astra Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carga rápida de 100 kW de corrente contínua. Além disso, o Astra totalmente elétrico está equipado de série com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para uso em wallbox doméstico.
As baterias estão eficientemente alojadas na parte inferior da carroceria e por isso não se perde espaço no interior. Mesmo com os bancos traseiros na sua posição normal, o Astra Sports Tourer Electric oferece 516 litros de espaço para bagagens. Com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros.
Conforto e tecnologia
O interior traz os bancos ergonômicos Active Sport, opcionalmente disponíveis em Alcântara, que oferecem a motorista e passageiros o mais alto nível de conforto. Os bancos proporcionam um excelente suporte lateral e uma vasta gama de opções de regulagem, manuais e elétricas.
O painel totalmente digital com duas grandes telas panorâmicas de 10 polegadas deixa explícita a tecnologia embarcada, exibindo todas as funções importantes, tais como o estado de carga da bateria e a autonomia. Configurações importantes, como o controle da climatização, podem ser facilmente ajustadas ao toque de um botão.
Com o grande head-up display e o reconhecimento de voz natural, os olhos do motorista podem manter-se concentrados na estrada e no trânsito. O modelo traz os principais sistemas de assistência à condução.
Arrojado e puro no seu design, o Astra totalmente elétrico apresenta a identidade de marca Opel Vizor, incluindo um design de para-choque dianteiro mais esportivo. Outro elemento atrativo de série são as rodas de liga leve de 18” com acabamento brilhante ou totalmente pintadas de preto. Os preços do novo Astra Electric (hatch e perua) ainda não foram anunciados na Europa.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.