Longas distâncias ou frenagens frequentes? Veja qual desses afeta mais o motor do seu carro

O modo de condução afeta diretamente a durabilidade do motor do do seu carro. Confira as práticas corretas para preservação.

O modo de condução faz toda a diferença com relação a durabilidade do motor do do seu carro. Dessa forma, confira quais as práticas corretas para a preservação do seu veículo. 

 

Modos de condução podem afetar durabilidade do motor, além de outros fatores (Foto: Divulgação)

 

O que prejudica o motor do seu carro?

Apesar das normas de trânsito valerem para todos os motoristas, o modo de condução é bastante particular e quando mal executados podem prejudicar o motor do seu carro.

A durabilidade do propulsor, tanto na estrada como no trânsito, depende das ações utilizadas pelos motoristas e ganham destaque no fim de ano, quando muita gente viaja de automóvel. 

Dessa forma, a locomoção em estradas, em teoria, é mais aproveitável do ponto de vista de condições mais suaves para funcionamento do veículo, porém não é só isso que influencia na preservação dos componentes, como destaca Denilson Barbosa, técnico em lubrificantes da YPF Brasil: 

‘’[…] Isso deve sempre estar atrelado à questão de manutenção do veículo que precisa ser feita de maneira correta e sempre e seguindo o manual do proprietário”, comenta Denilson. 

Frenagens frequentes atrapalham o funcionamento? 

Afinal, o que pode prejudicar mais um motor: percursos longos ou acelerar e frear de constantemente em um engarrafamento? 

O ciclo de “anda e para” pode ser um vilão para o motor do seu carro, já que tende a forçá-lo, ou seja, a trabalhar em elevadas temperaturas. 

Além disso, essa ação diminui a eficiência dos combustíveis e acumula resíduos alguns componentes do veículo.

 

Modos de condução podem afetar durabilidade do motor, além de outros fatores (Foto: Divulgação)

 

Óleo do motor

Além do modo de condução, um item que faz toda a diferença para a preservação do motor é o óleo lubrificante utilizado. 

O óleo deve atender às especificações descritas no manual e seguir cronogramas de utilização como a quilometragem do veículo, entre outros fatores. 

Do mesmo modo, o período para troca de óleo está atrelado ao tempo desde a última troca realizada. 

Viagens de fim de ano 

Segundo levantamento da Ecovias que administra o sistema Anchieta e Imigrantes, interligando a capital paulista ao litoral do estado,  mais de 1 milhão de carros desceram para a praia entre 21 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023. 

Dessa forma, é sempre bom destacar as precauções necessárias para viagens em período de férias, assim como os carros ideais para realizar esses passeios.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile