Locadoras correspondem a um terço dos compradores de carros 0 km

No 3º trimestre de 2022, a cada três carros 0 km vendidos, um foi destinado para empresas de locação; saiba quais as marcas preferidas

De acordo com levantamento, a cada três carros 0 km vendidos no terceiro trimestre do ano, um foi para locadoras de automóveis. Em outubro, a marca que mais emplacou veículos na modalidade de vendas diretas foi a Fiat, já o carro mais vendido foi o Hyundai HB20.

Fiat Mobi é destaque entre os modelos mais emplacados em vendas diretas (Foto: Divulgação)

Locadoras são responsáveis por mais de 33% dos carros 0 km vendidos no país

A retomada do setor de aluguel de carros continua consistente em 2022, com as empresas de locação sendo responsáveis pela compra de 33% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos durante o terceiro trimestre no País.

O levantamento é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Conforme a ABLA, durante julho, agosto e setembro as locadoras compraram 179.048 veículos novos, o que representara crescimento de 22,8% em relação às compras do trimestre anterior (145.720 unidades).

Na comparação com o volume adquirido no primeiro trimestre de 2022, o avanço foi de expressivos 129%, na medida em que, entre janeiro, fevereiro e março, as locadoras haviam emplacado somente 78.150 veículos.

O conselheiro gestor da associação, Paulo Miguel Junior, diz que os resultados ratificaram que o setor de aluguel de carros continua essencial para a retomada das vendas de veículos. “Esse crescimento e diversificação da frota das locadoras também vai ao encontro do desejo de atendimento cada vez mais personalizado por parte de empresas e de pessoas físicas”, acrescenta.

No terceiro trimestre, o volume de vendas de carros 0 km para o setor, entre as principais marcas, teve a Fiat (46.017 veículos) na liderança, seguida pela Volkswagen (41.638), Chevrolet (25.135), Hyundai (19.631) e Renault (13.870).

No balanço geral de 2022, até setembro, Fiat e Volkswagen seguiam na liderança das vendas, respectivamente com 103.761 e 73.852 veículos entregues para as empresas de aluguel de carros no decorrer deste ano.

O mercado automotivo dividido em vendas direta e para o consumidor final

De acordo com o mais recente levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotor, a Fenabrave, do total de veículos emplacados em outubro, considerando automóveis e comerciais leves, 48,9% foi de venda direta, e 51,9% foi para o varejo.

Considerando apenas as vendas diretas, o Hyundai HB20 foi o veículo mais vendido no último mês, com 6.216 emplacamentos. Já no varejo, o hatch emplacou 2.868 unidades.

Outro modelo que se destaca no ranking de vendas diretas é o Fiat Mobi, que em outubro de 2022 registrou 5.366 emplacamentos. No varejo, o modelo vendeu apenas 1.365 unidades.

O top 3 dos carros mais vendidos na modalidade de venda direta é completado pelo Fiat Argo, com 4.754 unidades emplacadas no último mês. Já no varejo, o hatch emplacou 1.874 unidades.

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

10 carros mais emplacados no segmento de vendas diretas em outubro

  1. Hyundai HB20 – 6.216
  2. Fiat Mobi – 5.366
  3. Fiat Argo – 4.754
  4. Chevrolet Onix Plus – 4.702
  5. Fiat Strada – 4.600
  6. VW Saveiro – 4.312
  7. Chevrolet Tracker – 4.277
  8. VW Voyage – 4.220
  9. Jeep Compass – 4.122
  10. Renault Kwid – 3.590

VW Gol teve ‘boom’ nas vendas diretas em 2022

O hatch VW Gol, que irá sair de linha na virada do ano e terá a série especial Gol Last Edition, ganhou destaque nos últimos meses por conta do retorno ao topo dos carros 0 km mais vendidos. No entanto, as últimas vendas do modelo foram para abastecer, na grande maioria, os estoques das locadoras.

Durante os 10 últimos meses do ano, o hatch da Volkswagen teve 41.042 unidades destinadas para o mercado de vendas diretas. Já durante o mesmo período, o carro emplacou apenas 15.079 unidades no segmento do varejo.

(Foto: Divulgação)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile