Locação de motos cresce quase 80%: entenda o motivo

A frota de motos nas locadoras cresceu quase 80% no último ano, o maior número já registrado pelo setor no país. Entenda.

A frota de motos nas locadoras cresceu quase 80% no último ano, o maior número já registrado pelo setor no país. Entenda. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Frota de motos em alta nas locadoras

O ano de 2023 representou um total de 77.638 motos adquiridas nas locadoras no país. 

Esse número significou um crescimento de 79,5% da frota dos veículos nas locadoras em comparação com o ano de 2022, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). 

As estatísticas setoriais apuradas pela ABLA também mostraram que as locadoras foram responsáveis por 2,3% de todas as motocicletas vendidas no país no último ano. 

Razões da alta

Segundo o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, o aluguel de motocicletas ganhou impulso principalmente após a pandemia, quando muitos trabalhadores se habituaram aos serviços de delivery. 

Para o mandatário, uma das consequências imediatas desse cenário foi o crescente interesse de mais pessoas em trabalhar com entregas, sem necessariamente adquirir um modelo próprio, mas optando pelo aluguel do veículo. 

Antes e depois da pandemia

Sem dúvidas nenhuma, o setor de locação de motocicletas era um antes da pandemia e passou a ser outro após o período de crise sanitária.

Veja a linha do tempo do número da frota de motos nas locadoras do país desde 2019:  

  • 2019: 8.093 

  • 2020: 10.799

  • 2021: 16.303

  • 2022: 46.256

  • 2023: 77.638

A linha do tempo acima, aponta para um crescimento vertiginoso da frota de motos nas locadoras do país a partir de 2022. 

De 2019 a 2023, a alta de motos nas locadoras do país foi de 859%, o que aponta para uma realidade repleta de novos modelos nas ruas.  

Foto: Reprodução

Marcas com mais modelos nas locadoras

Ainda de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, em relação a frota total de motos em nome das locadoras, as marcas que mais possuem modelos são: 

Para chegar a esses dados a ABLA utilizou como base as informações de frotas de veículos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Todas as novidades sobre o segmento de motos nacional e internacional, você acompanha no Garagem360!

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile