Locação de limousines e veículos de luxo é aposta de empresas nacionais
Nem todo mundo tem uma limousine ou um carro premium em casa, mas certamente muita gente tem vontade de sair por aí a bordo de um deles. Seja para ir a uma festa ou comemorar uma data especial, o fato é que, desembolsando entre R$ 1 mil e R$ 15 mil, dá para alugar um modelo do tipo no Brasil e aproveitar todos os seus mimos.
“As principais ocasiões que atendemos são casamentos, aniversários, festas infantis, city tour e despedidas de solteiro. O público que procura este serviço é bem variado, normalmente são casais e grupo de amigos”, afirma Vivian Silva, diretora comercial da Paris Vegas, empresa paulista que trabalha com locação de veículos de luxo.
Lá, um dos veículos mais requisitados é a limousine L4 Hummer, produzida com base no Hummer H2. Segundo Vivian, ela tem capacidade para 17 pessoas, sendo a maior da categoria na América Latina – tem cerca de 10 metros.
Também é equipada com três televisores, sendo dois de 21 polegadas e o principal de 52 polegadas com tecnologia 3D; três bares temáticos, iluminados e com opção de bebidas finas; central multimídia com CD, DVD, Mp3 player e playstation 3; sistema de luz e som de última geração, com seis variações de cores e backlight personalizado; comunicação via interfone com a cabine, teto solar panorâmico e câmera para visualização externa.
Os clientes ainda podem optar por outras limousines criadas a partir de carros como Chrysler 300C e PT Cruiser, Ford Explorer e Dodge Journey. Além deles, a empresas tem em seu portfólio carros mais “normais” como os Hyundai Azera e Sonata, o Mercedes-Benz C 180K, o MINI Cooper, o Land Rover Range Rover Evoque, o Ford Fusion, o Volkswagen Jetta e o Toyota Corolla. Todos contam com motorista da empresa. Já as cores disponíveis são preto e branco, mas há uma ou outra opção em vermelho e até rosa.
Na JK Luxo, que atua em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o carro-chefe é a limousine Lincoln Navigator. “Ela tem capacidade para 15 passageiros e uma central de entretimento completa a bordo, com cinco televisões, CD, DVD, MP3 player, estrutura de bar e iluminação personalizada”, diz Kelly Angeli, diretora da companhia.
Casos curiosos
No Brasil, o aluguel de veículos de luxo não é tão comum quanto em países da América do Norte, por exemplo. Por isso, em alguns casos, o processo acaba criando uma série de situações inusitadas. “As pessoas ficam curiosas em relação aos automóveis, e acabam fazendo perguntas bem estranhas. Uma vez, questionaram o fato da limousine não ter um banheiro no seu interior”, relembra Kelly.
A profissional destaca que, em outra ocasião, o cliente pediu os documentos originais para confirmar que estava alugando um SUV importado dos Estados Unidos e não uma réplica feita a partir de um veículo nacional. Já na Paris Vegas, uma das histórias mais marcantes é a de um rapaz que levou a namorada para jantar e a pediu em casamento dentro do carro.
Mercado no Brasil
Apesar de te sido atingido pela crise econômica que vive o País, o mercado de aluguel de carros de luxo continua na ativa graças a grande quantidade de eventos sociais. “Este segmento possui um grande potencial. Ainda está longe de ter a estrutura e as quantias envolvidas em países como os Estados Unidos, onde o ecossistema gera mais de US$ 25 bilhões (cerca de R$ 88,5 bilhões) em faturamento. Aqui, talvez não contabilizemos nem R$ 10 milhões somando todas as empresas, ainda assim é possível crescer”, garante Vivian. Para ela, o grande desafio é educar o mercado em relação ao uso de veículos especiais para ocasiões executivas, de celebração ou sociais.