Livro releva detalhes históricos do Austin-Healey, ícone automobilístico britânico

Obra custa R$ 82 e conta toda a trajetória do modelo

Ampliando a sua coleção de livros sobre automobilismo, a Editora Alaúde lança “Austin-Healey – A história de um clássico britânico”, escrito por Bill Piggott, advogado apaixonado por carros. Em 160 páginas com inúmeras fotografias de época e outras produzidas em estúdio, a obra, que custa R$ 82, apresenta a trajetória do automóvel, que se consagrou por sua performance em corridas e também por sua beleza.

|Foto: Divulgação
Além de contar a história do veículo ano a no, o livro traz listagem com o número do chassi de todas as unidades produzidas|Foto: Divulgação

Desde seu lançamento, em 1953, até o fim da produção, em 1967 – devido ao endurecimento das normas americanas antipoluição e de segurança – foram vendidas mais de 70 mil unidades do modelo. No livro, é mostrada a história do veículo ano a ano, com particularidades sobre desempenho e produção de cada modelo, lista com o número do chassi de todos os produzidos, além de comentários da imprensa automotiva e outros relatos.

Piggott conta ainda sobre o encontro entre Donald Healey, piloto de rali, e Leonard Lord, diretor da Austin, no Salão do Automóvel de Londres, em 1952. No dia, Healey apresentou o protótipo do modelo esporte Healey 100 ao público, uma novidade que resultou em parceria e proporcionou ganho de escala para a produção em série do automóvel.

Em 15 anos de fabricação, o Big Healey, como era conhecido, foi produzido em três versões básicas: 100 de quatro cilindros, 100-Six de seis cilindros e 3000 com motor de três litros. Além deles, a obra menciona os modelos de corrida 100S e suas principais vitórias nas pistas.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar