Listamos os carros seminovos MAIS e MENOS valorizados em 2023

Nem todos conseguem comprar um veículo 0 km, assim, muitos se interessam pelos usados. Veja os carros seminovos mais valorizados em 2023.

Nem todo brasileiro consegue comprar um veículo 0 km, dessa forma, muitos são os interessados pelo mercado de usados. Confira os carros seminovos mais valorizados em 2023.

 

Veja quais são os modelos MAIS e MENOS desvalorizados entre os seminovos e usados (Foto: Divulgação)

 

Mercado de carros seminovos no BR em 2023

Em 2023, foram vendidos no Brasil, 10.671.653 de carros seminovos e usados. 

O número representa praticamente 5 vezes mais do que os emplacamentos de veículos novos no país (2.179.356). 

Além disso, no último ano os modelos seminovos e usados tiveram uma alta de 11% em relação a 2022, o que evidencia a alta desse setor. 

Quais são os seminovos mais procurados? 

Os seminovos mais procurados são: Gol, Palio e Uno. 

Do mesmo modo, completam o top 5 dos carros seminovos e usados mais procurados do mercado: Chevrolet Onix e Fiat Strada. 

Este último, aliás, repete o sucesso que tem no segmento de veículos 0 km, onde nos últimos três anos foi o modelo mais vendido do país entre todas as categorias.  

Mas afinal, entre os carros seminovos e usados quais mais valorizaram e quais mais perderam valor em 2023? 

Seminovos mais valorizados

De acordo com levantamento da Mobiauto, um dos maiores marketplaces de carros seminovos e usados do país, entre 159 veículos, esses foram os modelos que menos desvalorizaram em 2023: 

  1. Fiat Pulse 2023: +3,53% (R$ 101.618)

  2. Volkswagen Polo 2021: + 1,75% (R$ 83.125)

  3. Hyundai Creta 2021: + 1,31% (R$ 100.189)

  4. Toyota SW4 2022: + 0,78% (R$ 399.679)

  5. Fiat Dòblo Cargo 2021: – 0,18% (R$ 79.695)

  6. Ford Ka 2021: – 0,44% (R$ 57.604)

  7. Hyundai HB20S 2021: – 0,58% (R$ 74.342)

  8. Toyota Corolla 2021: – 0,78% (R$ 131.653)

  9. Renault Logan 2021: – 1,03% (R$ 55.488)

  10. Renault Sandero 2022: – 1,34% (R$ 64.811)

Entre os veículos mais valorizados (ou menos desvalorizados), destaque absoluto para o Fiat Pulse. 

O SUV da Fiat, além de ser o modelo com menor taxa de desvalorização entre os seminovos, é um dos utilitários esportivos mais acessíveis entre os veículos 0 km. 

 

Hyundai Creta 2021 (Foto: Divulgação)

 

Menos valorizados

Por outro lado também tiveram aqueles veículos seminovos e usados que desvalorizaram bastante, foram os casos de: 

  1. Mitsubishi Eclipse Cross 2022: – 19,46% (R$ 151.451)

  2. Jeep Compass 2021: – 19,56% (R$ 136.724)

  3. Chevrolet Onix 2023: 21,20% (R$ 80.934)

  4. Mitsubishi L200 Triton Sport 2023: – 20,21% (R$ 197.154)

  5. Ford Ranger Cabine Dupla 2021: – 20,33% (R$ 176.046)

  6. Nissan Frontier 2022: – 21,77% (R$ 176.094)

  7. Jeep Renegade 2022: – 23,43% (R$ 112.936)

  8. Chevrolet S10 CD 2021: – 26,02% (R$ 179.350)

  9. Hyundai Tucson 2022: – 26,52% (R$ 127.223)

  10. Chevrolet S10 CD 2022: – 28,23% (R$ 164.357)

 

Mitsubishi Eclipse Cross (Foto: Divulgação)

 

Entre os modelos mais desvalorizados nos últimos anos, destaque negativo para o Chevrolet Onix 2023. 

O hatch é um dos mais vendidos tanto do mercado de seminovos e usados como entre os modelos 0 km. 

Além disso, quem comprou uma Chevrolet S10 Cabine Dupla ano/modelo 2022 definitivamente pode não ter feito um bom negócio, já que o modelo desvalorizou mais de 28% em 2023. 

A pesquisa levou em conta veículos com ano/modelo 2021, 2022 e 2023 e suas respectivas cotações.

Na média geral nacional, os seminovos desvalorizaram 9,64%.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile