Lista ATUALIZADA dos carros elétricos MAIS BARATOS do Brasil em 2024

Com o último ano pra lá de favorável, os carros elétricos no Brasil começam 2024 em alta. Veja os modelos mais baratos.

Com o último ano extremamente favorável, o segmento de carros elétricos no Brasil começa 2024 em alta. Veja a lista atualizada com os modelos mais baratos. 

2024 tende a ser o melhor ano da história do segmento de veículos elétricos no Brasil (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

 

Carros elétricos no Brasil em 2024

2024 começa e um tema segue sob os holofotes, o segmento de carros elétricos no Brasil. 

Para este ano, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) já divulgou que a expectativa do setor é superar 150 mil unidades vendidas até o fim do ano. 

O número representa uma alta de 60% nos emplacamentos de modelos eletrificados, com a projeção de bater mais uma vez o recorde histórico da série recente no país. 

“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano” declarou Ricardo Bastos, presidente da ABVE. 

Dessa forma, alguns modelos eletrificados continuam com papel fundamental nessas estimativas, como os carros elétricos mais baratos do país, que buscam, sobretudo chamar a atenção para a categoria no Brasil. 

GWM Ora 03 (Foto: Divulgação)

 

Qual o valor do carro elétrico mais barato do Brasil?

R$ 119.990. Esse é o valor do carro elétrico mais barato do Brasil atualmente, posto ocupado pelo Caoa Chery iCar. 

Caoa Chery iCar (Foto: Divulgação)

 

Carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024

  1. Caoa Chery iCar: R$ 119.990

  2. Renault Kwid E-Tech: R$ 123.490 

  3. JAC E-JS1: R$ 126.900

  4. BYD Dolphin: R$ 149.800

  5. GWM Ora 03: R$ 150.000

  6. Peugeot e-2008: R$ 169.990

  7. Hyundai Kona Electric: R$ 189.990

BYD Dolphin (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

Imposto de importação retorna em 2024 

No fim de 2023, o Governo promoveu a volta dos impostos sobre a importação de veículos elétricos a partir deste mês. 

A retomada das taxações ocorrerá de forma gradual até 2026 e serão especificadas de acordo com os níveis de eletrificação dos modelos. 

Para os veículos híbridos, o imposto começará em 15%, avança para 25% em julho deste ano, 30% em julho de 2025, e finalmente, 35% em julho de 2026. 

Já para os modelos híbrido plug-in, esse montante inicia em 12%, passando para 20% em julho; 28% em 2025 e 35% em julho de 2026. 

Por fim, os elétricos terão taxação de 10% agora, 18% em julho deste ano, 25% em julho do próximo ano e 25% em julho de 2026. 

A categoria classificada como ‘’transporte de carga’’, ou seja, os caminhões elétricos partem de 20% de imposto e atingem o índice de 35% já em julho deste ano pela ‘’produção nacional suficiente’’. 

Apesar do novo cenário para o segmento de veículos elétricos, a ABVE não acredita num impacto capaz de desestabilizar o crescimento projetado para a categoria em 2024.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile