Licenciamento digital; saiba como fazer

É possível realizar o licenciamento digital. Em SP carros com final de placa 3 e 4 devem regularizar a situação até o fim desse mês.

É possível regularizar a documentação do veículo de forma online e prática. O serviço está disponível há mais de dois anos e já foi adotado por mais de 30 milhões de motoristas , conforme dados do Detran de São Paulo; veja como realizar o processo.

Licenciamento 2022 (Foto: Freepik)

Licenciamento 2022: processo pode ser feito de forma online

O licenciamento digital é prático e permite que o condutor regularize a situação do veículo de forma simples.

Conhecido também por CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o documento digital possui a mesma validade jurídica do formato impresso. Com a versão eletrônica, não é necessário também que o cidadão se dirija a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo.

O proprietário tem total independência para baixar a versão eletrônica no celular ou, se quiser, imprimir o próprio documento em casa. O condutor pode ainda compartilhar CRLV-e com todos que utilizam o veículo.

“É importante que os motoristas paulistas tenham uma boa experiência na utilização dos serviços públicos digitais, economizando dinheiro e resolvendo suas questões com o Detran.SP de maneira simples, com menos burocracia e mais comodidade”, explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Capital lidera

Em todo o Estado de São Paulo, a capital é o município com mais veículos licenciados no formato eletrônico. Desde o início da implantação do serviço, 6,8 milhões de proprietários regularizaram a situação online.

Em seguida, as cidades com mais documentos emitidos digitalmente foram: Campinas (892.873), Guarulhos (699.730), Ribeirão Preto (602.512), São Bernardo do Campo (574.554) e Sorocaba (512.443).

Como licenciar o carro de forma digital

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar a taxa de licenciamento via internet banking, aplicativo caixa eletrônico e /ou Lotéricas. É necessário, porém, que o proprietário pague todos os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

Em São Paulo, as redes bancárias credenciadas são: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal, além das Lotéricas).

Assim, após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran. além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT, onde o proprietário pode baixar o CRLV-e no próprio aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS.

Caso prefira, o motorista poderá imprimir ainda o documento em papel sulfite comum (A4-branca).

Licenciamento 2022

O calendário de licenciamento 2022 tem vencimento de acordo com o final da placa do veículo. O cronograma de pagamentos iniciou em julho e se estende até dezembro. No mês de agosto, os carros com placa final 3 e 4 devem ser regularizados.

Calendário de licenciamento 2022 em SP (Foto: Detran-SP)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile