Licenciamento AP 2024: valor e calendário de pagamento

O ano de 2024 está chegando por aí, e com ele, a renovação de alguns documentos é obrigatória. Para os condutores locais, é preciso ficar devidamente em dia com o licenciamento, afinal, sem ele, os veículos estão automaticamente irregulares, e assim, não podem continuar circulando.

Mas calma! A boa notícia é que ainda há tempo para se preparar para o pagamento. Além disso, o Garagem360 preparou um guia informativo para que você não seja pego de surpresa na hora de regularizar o documento e arcar com a taxa de renovação. Confira os detalhes!

Foto: divulgação / Detran-AP

Condutores devem se preparar para o pagamento do licenciamento de 2024

Se você pensa que somente a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é suficiente para conduzir algum tipo de veículo estando dentro das regularidades da lei, infelizmente, há algo de errado aí. Isso porque, na verdade, existem alguns outros documentos que são tão indispensáveis quanto.

Esses documentos incluem o IPVA (Imposto Sobre a Circulação de Veículos Automotores), e é claro, o licenciamento. Aliás, licenciamento é nome popular dado ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). É dever de todo condutor estar em dia com ambos.

No caso do CRLV, o pagamento do tributo é anual. Assim, normalmente, ao fim de cada ano, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) responsável por cada Estado divulga todas as informações e datas oficiais, como é o caso do Detran-AP, ou seja, do Amapá.

Apesar dos detalhes oficiais ainda não terem sido divulgados, é possível se basear nos dados referentes aos últimos anos, incluindo de 2024, e assim, já ir se preparando para a renovação. Aliás, nesse ano de 2023, a multa por atraso do pagamento contou com 0,33% referente a cada dia de atraso. É melhor evitar, né?!

O que acontece com quem não paga o CRLV?

Para início de conversa, é preciso deixar claro que o pagamento do CRLV é obrigatório. Ou seja, todo e qualquer condutor deve, indispensavelmente, realizá-lo na data proposta pelo Detran local. Caso o pagamento não seja feito, além do pagamento da taxa, as penalidades ainda incluem:

  • 7 pontos na CNH
  • multa de R$ 293,47

Ainda tem mais… é possível que o condutor tenha a CNH suspensa, o que vai depender da gravidade da situação. A suspensão pode ter um tempo variado, mas normalmente, costuma ser de 12 meses. Como última penalidade, ainda é possível que o veículo seja guinchado, e posteriormente, levado para o pátio do Detran.

É melhor não deixar isso acontecer, porque será preciso arcar com todos os pagamentos (da multa, da taxa e da renovação) e ainda ficar uns dias sem o veículo.

Foto: divulgação / Detran-AP

Informativo sobre as datas e taxas para renovação

Assim como foi dito, até o presente momento, o Detran do Estado do Amapá ainda não divulgou as informações específicas sobre as datas e o valor da taxa para 2024. Entretanto, é válido pontuar os detalhes da renovação do último ano, e assim, ter uma base do que esperar.

Em 2023, especificamente, o valor para a renovação do CRLV para os condutores do Amapá teve uma média de R$ 112,16. No entanto, é um tanto quanto provável que o tributo cobrado para 2024 conte com um valor mais elevado.

Agora, em relação às datas, o Detran divulga o calendário com base em cotas específicas. Essas cotas valem para os veículos com o número final da placa de 0 até o 9. Em 2023, as datas foram:

  • 1ª cota (ou cota única) – 15/03
  • 2ª – 17/04
  • 3ª – 16/05
  • 4ª – 15/06
  • 5ª- 17/07
  • 6ª – 15/08

Os condutores que realizaram o pagamento integral na primeira cota puderam contar com um desconto de 20%. Além disso, foi possível contar com uma segunda chamada para o pagamento da cota integral, no dia 31/08. Entretanto, nesse caso, sem a aplicação de desconto.

Foto: divulgação / Governo do Amapá

Aprenda a realizar o pagamento e a emitir o licenciamento digital

Para que seja possível realizar o pagamento da taxa de renovação do CRLV, o Detran do Amapá disponibiliza duas alternativas. A primeira delas é através do comparecimento no local de atendimento do órgão. O endereço pode variar de acordo com cada município.

Aqueles que querem contar com mais facilidade podem optar pelo pagamento online. Nesse caso, será preciso acessar o site oficial do Detran e informar os dados da placa e do Renavam. Após esse processo, o condutor terá acesso ao boleto que deverá ser pago até a data de vencimento.

Por fim, o acesso à versão digital do documento é feito diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trânsito Digital. Se você ainda não sabe como utilizar, confira o guia completo aqui

Obs: O Garagem360 divulgará todos os detalhes oficiais assim que forem confirmados pelo Detran, por isso, mantenha-se atualizado!

Fique por dentro: Multa por som alto no carro: o que diz a lei? Veja medidas

Foto: divulgação / Detran-AP

 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar