Licenciamento 2022: conheça solução para parcelar

Veja como pagar o IPVA atrasado com até 90% de desconto
(Foto: Pixabay)
publicidade

Para os motoristas de São Paulo, este é o momento de renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos automóveis apenas no mês de julho, data oficial para a realização do pagamento do licenciamento 2022 para as placas com finais 1 e 2.

Já para os outros números finais, os vencimentos acontecerão nos meses subsequentes. Para caminhões e tratores, o prazo é diferenciado, entre outubro e dezembro.

publicidade

Alguns proprietários podem não conseguir fazer o pagamento à vista. Nesses casos, há soluções oferecidas por empresas que ajudam a ficar em dia com a taxa, mesmo não tendo o dinheiro em mãos. Veja a seguir uma delas.

VEJA TAMBÉM

Desconto no IPVA 2022 pode chegar a 36% no Amazonas
(Foto: Freepik)

Licenciamento 2022 pode ser parcelado por meio de empresas que oferecem soluções

Para os condutores que não querem ou não podem pagar à vista é a possibilidade de fazer o parcelamento deste pagamento.

publicidade

“Como padrão, os pagamentos veiculares são feitos à vista nos bancos. Porém, inovações surgiram ao longo dos anos para facilitar a rotina burocrática para a resolução de débitos veiculares”, explica Matheus Packs, fundador do DOK Despachante – despachante online.

Packs explica que a empresa permite a realização de parcelamento do débito em até 12 vezes, além de outras formas de pagamento. Para ter acesso, basta entrar na página da empresa de serviços de despachante online.

publicidade

Vale ressaltar que houve uma mudança de calendário que foi definida pelo Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) após as alterações ocorridas nos prazos para este ano.

Até 2021, o recolhimento da taxa acontecia entre abril e dezembro, já neste ano, o débito deve ser pago entre julho e dezembro, conforme o algarismo final da placa do veículo.

(Foto: Divulgação)
publicidade

IPVA

É importante ressaltar também que outra taxa que os motoristas devem pagar é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Este imposto é cobrado todo ano e, em muitos estados, o pagamento pode ser realizado de forma parcelada.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A falta do pagamento do IPVA também é um fator que impede a realização do licenciamento. Além disso, a pessoa fica sujeita a uma multa de 0,33% por dia. Após dois meses, será cobrado juros de 20% (valor fixo) sobre o valor do IPVA (mais a Taxa Selic).

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar