Licenciamento 2022; saiba quais são as vantagens de adiantar pagamento

Licenciamento 2022 no Piauí terá desconto de até 15% com pagamento até março
Licenciamento 2022 no Piauí terá desconto de até 15% com pagamento até março (Foto: Pixabay)

O momento de realizar o licenciamento 2022 dos veículos se aproxima para os motoristas de São Paulo. O mês de julho é a data limite para a efetivação do pagamento para os veículos com placas finais 1 e 2. Para os outros números finais, os vencimentos acontecerão nos meses subsequentes até novembro.

A mudança de calendário foi definida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) após as alterações ocorridas nos prazos para este ano. A alteração de datas foi definida após a confirmação do aumento no número de parcelas no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que estendeu o prazo de pagamento de três para cinco parcelas.

O pagamento antecipado da taxa, cujo valor é de R$ 144,86 neste ano, pode ser interessante. Veja a seguir.

VEJA TAMBÉM

publicidade

Pagamento adiantado do licenciamento 2022 traz vantagens; confira como fazer

CRLV Digital: Passo a passo em vídeo para baixar e acessar o licenciamento
Certificado de licenciamento agora é somente digital (Foto: Divulgação/Detran-SP)

Confira as dicas de Matheus Packs, fundador do DOK Despachante, plataforma de serviços de despachante online, sobre a antecipação do licenciamento.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
  • Desconto para a antecipação – No último ano, vários Estados implementaram o desconto para motoristas que realizam o pagamento antecipado. Os percentuais de redução variam de 5% até 20% a depender da região. Em São Paulo, por exemplo, o benefício foi de 24,95%, em 2021. Para saber qual desconto valerá este ano é preciso acessar o site do Detran do seu Estado.
  • Comodidade – Para as pessoas que gostam de se programar, antecipar o licenciamento pode ser uma boa alternativa, afinal, nem sempre o Detran avisa com antecedência sobre as datas de vencimento. Além disso, pagar o licenciamento junto ao IPVA proporciona um veículo totalmente legalizado, pois todos os débitos estarão em dia.
  • Quem pode antecipar – É preciso ressaltar que o licenciamento só é emitido após o pagamento do IPVA e de todos os demais débitos veiculares, como as multas de trânsito. Portanto, o primeiro passo é a consulta de débitos e o eventual pagamento de taxas, pois só quem está em dia com todos os tributos pode antecipar o licenciamento.
  • Aonde pagar – O adiantamento pode ser feito pelos mesmos canais dos demais débitos veiculares. É possível fazer o pagamento em casas lotéricas, bancos e despachantes credenciados e até no próprio Detran.
  • Licenciamento parcelado – Como padrão, os pagamentos veiculares são feitos de forma à vista nos bancos. Porém, inovações surgiram nos últimos anos para facilitar a resolução dos débitos veiculares. Em empresas credenciadas pelos Detrans – confira no site do órgão quais – é possível realizar o parcelamento do débito em até 12 vezes, entre outras opções de pagamento.
Veja como realizar o licenciamento 2022 de forma antecipada no DF
Após paga a taxa, CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar