Licenciamento 2022: prazo termina amanhã (30) para placas final 1 a 5 no RS

Foto: Detran DF
publicidade

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5 têm até esta quinta-feira (30) para regularizar o licenciamento 2022 no Rio Grande do Sul.

Já os donos de veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0 têm um mês a mais para quitar o licenciamento – a data limite é o dia 31 de julho. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) referente ao ano de 2021 continua válido até essa data. Veja como acertar os tributos!

publicidade
Veja como pagar o licenciamento 2022 e emitir o CRL-V

VEJA TAMBÉM

CRL-V pode ser impresso no site do Detran (Foto: Itailuan dos Anjos / Detran)

Saiba mais sobre o licenciamento 2022 no Rio Grande do Sul

O Departamento Estadual de Trânsito local (Detran-RS) alerta os que ainda possuem débitos em aberto – incluindo os motoristas que quitaram apenas o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – para a necessidade de efetuar os pagamentos pendentes.

CRLV 2022: como obter

Para obter o CRLV 2022, o proprietário tem de ter quitados:

publicidade

IPVA, que tem calendário diferente (com vencimento em abril, ou junho para quem realizou o parcelamento);

Seguro obrigatório DPVAT (em 2022, o governo do Estado zerou a tarifa para todos os veículos);

Taxa de licenciamento anual

Eventuais multas

Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de recall em atraso, por exemplo.

publicidade

O Detran-RS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022, acessando o site oficial, clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar a quitação de todos os débitos exigíveis e se o veículo não possui alguma outra pendência ativa.

Licenciamento 2022 em São Paulo começa a vencer em julho
Licenciamento 2022 (Foto: Freepik)

Só digital

Assim como no demais Estados brasileiros, o CRLV em papel-moeda – aquele documento verdinho– deixou de ser emitido no Rio Grande do Sul. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

publicidade

Caso deseje, o proprietário tem ainda a opção de imprimir uma cópia do CRLV em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento possui um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil. A impressão pode ser feita por meio do site do Detran-RS, no menu “veículos”.

Opções para o pagamento

Neste ano, o pagamento de débitos de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  • Bancos conveniados ao DetranRS – Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco ou Sicredi. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc;
  • PIX – É necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS, ou nos sites oficiais: portal do Governo RS, do DetranRS ou da Fazenda Estadual;
  • Instituição financeira autorizada pelo Detran-RS – O Detran-RS mantém no seu site uma lista de empresas credenciadas a oferecer contratos de empréstimo/financiamento para a quitação de suas taxas e tributos. Importante ressaltar que essas operações estão sujeitas a tarifas e juros.
publicidade
Licenciamento 2022 no Piauí terá desconto de até 15% com pagamento até março
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar