Lexus NX350h tem recall por falha em controle de estabilidade

recall
Lexus NX350h

A Toyota do Brasil abriu nesta segunda-feira (16) uma “campanha de chamamento preventiva” do SUV híbrido de luxo Lexus NX350h. O recall abrange um total de 34 unidades do modelo, fabricadas entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

SUV híbrido de luxo Lexus NX 250h (Foto: Divulgação/Lexus)

Recall Lexus NX350h: veja detalhes

As unidades envolvidas possuem um software do módulo que gerencia o controle de estabilidade do veículo – denominado VSC (Vehicle Stability Control) – que apresenta programação incorreta, podendo ser desabilitado de forma não-intencional. 

Isso ocorre quando o motorista desliga, de forma intencional, o VSC do veículo, e, após isso, desliga e liga a ignição com o pedal de freio pressionado. Quando isso ocorre, o VSC não retorna para a configuração padrão de estar sempre ligado no próximo ciclo de ignição, e uma luz indicativa de que o VSC foi desligado aparecer no painel. 

VEJA TAMBÉM

“Com isso, o carro se locomoverá sem a funcionalidade do controle de estabilidade habilitada. Esta condição irá prejudicar o sistema de auxílio de controle de estabilidade”, afirma a montadora japonesa, em nota.

A falha pode fazer com que o sistema VSC fique desabilitado e a luz de advertência “VSC OFF” se acenda no painel de instrumentos. 

“Nessa condição, o motorista não terá auxílio do sistema do controle de estabilidade do veículo, implicando a perda do auxílio de estabilidade do veículo, aumentando o risco de acidente com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves, especialmente durante a condução em terrenos com baixa estabilidade”, informa a nota.

A campanha de recall será feita em etapa única, com início do reparo definitivo – que consiste na reprogramação do software do módulo VSC – no dia 16 de maio. O tempo de reparo é estimado em até duas horas e o proprietário deverá entrar em contato com a rede de concessionárias autorizadas Lexus para agendamento prévio – a relação está disponível no site da Lexus.

A Toyota ressalta  que o serviço de será realizado de forma gratuita ao consumidor.

recall
Lexus NX350h

Veja quais são as unidades do Lexus NX350h envolvidas no recall

ModeloData de fabricaçãoChassis envolvidos (ordem não sequencial)
Código alfanuméricoÚltimos 7 dígitos
Lexus
NX350h
17/11/2021 a 21/01/2022JTJCKDEZ2000864 a 5001331

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar