Lexus NX 300h 2021: veja os detalhes do SUV híbrido

Lançado por aqui em 2018, o Lexus NX 300h é a aposta da marca japonesa para concorrer na categoria dos SUVs médios premium.

Lançado por aqui em 2018, o Lexus NX 300h é a aposta da marca japonesa para concorrer na categoria dos SUVs médios premium. O “primo rico” do Toyota RAV4 está sendo oferecido em três versões diferentes e todas usam um motor híbrido. Com preços um pouco acima dos R$ 320 mil, ele tem como principal atributo um motor eficiente.

Lexus NX 300h

Um marco na história. Quando foi apresentado por aqui, o NX 300h era o primeiro utilitário esportivo da marca a trazer um conjunto mecânico mais eficiente. Depois disso, chegaram seus irmãos UX 250h e a versão híbrida do RX 450h. Posicionado entre os dois, ele é produzido sobre a plataforma Toyota NEW MC. Na linha 2021, ele é oferecido em três opções de acabamento: Dynamic (R$ 320.990), Luxury (R$ 343.990) e F-Sport (R$ 379.990).

Assim como os outros SUVs da montadora, o carro aposta em um visual bastante robusto e um bom espaço interno. Ele é um carro que mede 4.640 mm de comprimento, 2.130 mm de largura, 1.645 mm de altura e distância entre-eixos de 2.660. E ele é um carro traz um belo visual. Em seu lado exterior, podemos notar a grade em formato Spindle Grille (Mesh Type na versão F-Sport). Sem falar que ele oferece luzes de neblina traseiros e dianteiros.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

Seu conjunto mecânico traz o DNA da linha híbrida da marca e se destaca por conta da eficiência. Conhecido como Lexus Hybrid Drive, o sistema é formado pelo motor a combustão 2.5l DOHC 16V, VVT-i de quatro cilindros, que pode gerar sozinho uma potência de 155 cv e torque de 21,4 kgfm. Sem falar do propulsor eletrificado, que tem 143 cv de potência e 27,53 kgfm de torque. Com ele, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h. A sua transmissão Hybrid Transaxle de seis marchas é a mesma utilizada nos veículos da Toyota.

Por fim, o carro possui o sistema de tração AWD para condução em terrenos irregulares. Ele inclui a função de Assistência Ativa em Curvas. Sem falar de ter mais um motor elétrico.

Consumo e modo elétrico

Outro ponto positivo do Lexus NX 300h é que ele é um dos SUVs mais econômicos do Brasil. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 12,6 km/l em trechos urbanos e 11,1 km/l na rodovia. Com isso, ele tirou nota máxima do programa de etiquetagem do órgão.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

O veículo também oferece um modo de condução elétrica em baixas velocidades. Suas baterias de níquel tem capacidade para 1,6 kWh.

Equipamentos de série

Além de ser bastante econômico, o Lexus NX 300h possui o mesmo nível de sofisticação dos outros modelos da marca, e também concorre de igual para igual com outros veículos da mesma categoria. Uma das novidades do modelo 2021 é o assistente de estacionamento ativo, o sistema de saída de faixa e alertas sonoro e visual dos contos de segurança traseiro.

A versão Dynamic já é bastante completa. Ela vem com ar-condicionado digital dual-zone, banco do passageiro dianteiro com regulagem elétrica, computador de bordo, cruise control, descansa-braços com porta objetos e porta-copos, desembaçador traseiro, USB, espelhos retrovisores externos eletroretráteis, paddle-shifts, central multimídia LCD de 8 polegadas, oito airbags, câmera de ré, chave com comandos integrados, faróis de neblina traseiro, faróis de neblina dianteiros em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luzes de condução diurna, controle de estabilidade, assistente ativo em curvas, sistema de controle eletrônico de tração e entre outros.

Foto: Divulgação/Lexus

Já o modelo Luxury oferece todas as qualidades do modelo mais básico, mas traz alguns itens diferentes. Este é o caso dos bancos com revestimento em couro, luzes indicativas de direção sequenciais, teto solar elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica (10 posições), Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos, com regulagem elétrica, sistema de aquecimento, indicadores de direção, antiofuscante (eletrocromico) e recurso Tilt Down; sistema de abertura de porta-malas hands-free, central multimídia de 10 polegadas e luzes indicativas de direção sequenciais.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

Por fim, o  NX 300h F-Sport traz algumas exclusividades que vão além do modo de condução Sport. Dentre eles, podemos destacar o acabamento interno com revestimento em metal, pedal do acelerador e freio em alumínio, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação e o Head-up display.

 

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA