Lexus lança SUV com preço a partir de R$ 216,3 mil
NX-200t tem motor turboalimentado de 238 cv e câmbio automático de seis marchas
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, acaba de lançar seu sexto veículo no Brasil: o SUV NX-200t. O modelo não sai das concessionárias por menos de R$ 216,3 mil na configuração regular – com o pacote F-Sport, seu preço sugerido sobe para R$ 236,9 mil.
Inspirado em esportivos de alta performance, o veículo é equipado com motor 2.0 turboalimentado com injeção direta e 4 cilindros, que rende 238 cv de potência a 5.600 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.650 rpm e 4.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,2 segundos.
De acordo com a montadora, o propulsor possui um sistema diferenciado de controle das válvulas no ciclo Otto-Atkinson para melhorar o desempenho e diminuir a emissão de poluentes. A Lexus não informou a velocidade máxima, mas salientou que o consumo de combustível é baixo (média combinada de 9,2 km/l).
O câmbio do NX-200t é automático de seis velocidades e dotado de inteligência artificial. A Lexus explica que ele apresenta uma nova lógica de controle de torque por demanda, que calcula a força necessária para maximizar a resposta rápida de aceleração.
Design e equipamentos
As linhas do SUV remetem a uma carroceria multidimensional, esculpida em forma de diamante, a partir de uma peça de metal única. A grade frontal do tipo Spindle, combinada com as linhas agressivas da dianteira e o conjunto óptico em LED, dão a impressão de que o carro vai “morder”.
Com 4,63 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos, o NX-200t é bem equipado tecnologicamente. Entre outros itens, conta com aquecimento e resfriamento dos bancos, computador de bordo com tela colorida de 4,2 polegadas em cristal líquido, sistema multimídia com tela de 7”, ar-condicionado dual zone digital e 10 air bags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro).
Mais completo, o pacote F-Sport tem rodas de 18 polegadas de alumínio, painel multi-informativo com display Head-up e teto-solar panorâmico, além de um modo de condução adicional chamado de Sport+, com calibragem de suspensão enrijecida. Detalhes visuais nas costuras dos bancos, nas portas e nos pedais também estão presentes nesta configuração.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.