Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro

A Lexus está lançando no mercado brasileiro o seu novo SUV híbrido. Modelo entrega sofisticação, tecnologia e muita segurança.

A Lexus, marca de luxo do grupo Toyota que atualmente tem todo o seu portfólio composto por carros eletrificados, está lançando o SUV híbrido RX 500h no mercado brasileiro. O novo modelo RX chega ao País em sua quinta geração, totalmente renovado. O RX 500h é diferente de tudo o que a marca já produziu até hoje.

Conheça o novo SUV da Lexus, que chega agora ao mercado brasileiro

Lexus RX 500h estará disponível exclusivamente na versão F-Sport (Foto: Divulgação/Lexus)

No Brasil, o Lexus RX 500h será vendido exclusivamente na versão F-Sport, a mais potente da linha. Essa variante do SUV se destaca por sua pegada esportiva.

O RX 300 foi pioneiro no segmento de SUVs de luxo quando estreou na América do Norte, em 1998. Em 2005, a Lexus lançou seu primeiro modelo híbrido, o RX 400h, o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo. Como modelo principal da linha Lexus, o RX evoluiu ao longo dos anos.

O novo Lexus RX 500h F-Sport estreia no Brasil o novo sistema de tração Direct4 nas quatro rodas – que entrega melhor dirigibilidade e respostas precisas durante aceleração e frenagem, além de mais estabilidade e conforto. 

Presente originalmente no modelo RZ, primeiro SUV elétrico da marca, apresentado globalmente no ano passado, esse controle preciso da tração funciona em conjunto com um sistema elétrico híbrido recém-desenvolvido para maximizar a aderência das rodas dianteiras e traseiras. 

O SUV conta também com sistema DRS, que movimenta as rodas traseiras – recurso que facilita manobras e dá mais estabilidade ao carro em curvas.

Segundo a Lexus, “o novo RX cumprirá sua missão no portfólio da marca no Brasil como um modelo central global que contribui para uma sociedade neutra em carbono, mantendo-se próximo das necessidades e dos estilos de vida cada vez mais diversificados dos clientes”.

Design foi pensado para proporcionar sofisticação

Para o design exterior, a Lexus assumiu o desafio de criar uma identidade única. Uma nova grade proporciona uma ampla funcionalidade de refrigeração com um estilo sofisticado que transmite a nova experiência de condução. A grade frontal segue com efeito tridimensional, que dá a sensação de robustez ao veículo.

Lanternas de LEDs oferecem maior iluminação (Foto: Divulgação/Lexus)

O modelo também agrega um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O novo RX 500h conta ainda com luzes de condução diurna (DRL) em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da companhia.

Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. A assinatura Lexus também está presente centralizada na tampa do porta-malas. A coluna “C” do SUV tem, ainda, uma caída que torna o visual cupê, incorporando um efeito de esportividade.

Interior é luxuoso e tecnológico

No novo Lexus RX 500h,  todos os comandos se mantêm em posição ergonômica, a fim de garantir uma condução confortável e segura.

Cabine entrega luxo, conforto e tecnologia (Foto: Divulgação/Lexus)

O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. O painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, inclui itens de alumínio que deixam o visual mais sofisticado e esportivo, assim como as pedaleiras também feitas deste material. Carregador por indução para smartphones também está presente na versão.

O Lexus RX 500h traz uma central multimídia com tela de 14” com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB. O sistema ainda conta com recurso de controle por voz que permite ajustes por meio da frase “Olá Lexus”.

Multimídia tem tela de 14″ e recursos avançados (Foto: Divulgação/Lexus)

O RX vem com ar-condicionado digital de tripla zona, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge – que vincula o sistema de ar com ventilação, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

Motorização traz eficiência e economia

O RX 500h é equipado com um potente propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgf.m. Juntos, eles oferecem alta eficiência e economia de combustível, além de baixo nível de emissões.

O SUV de luxo ainda é equipado com a transmissão Hybrid Transaxle otimizada de seis marchas, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia.

Transmissão Hybrid Transaxle permite maior controle do SUV (Foto: Divulgação/Toyota)

O RX 500h tem quatro modos de condução: Normal, ECO, Sport e Custom. Neste último, o cliente pode configurar a direção para o modo Sport e o ar-condicionado para o modo ECO, por exemplo.

Novo SUV entrega pacote completo de itens de segurança

No quesito segurança passiva, o RX 500h conta com sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System 3.0:

  • Sistema de Saída de Faixa (LTA) – O sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
  • Sistema de Mudança de Faixa (LDA) – O sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
  • Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) – Suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
  • Farol Alto Adaptativo (AHS) – Acende e apaga alguns dos LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
  • Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) – Utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

Outros recursos de segurança

O novo Lexus RX 500h também conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral, sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), além de:

  • Alerta de Ponto Cego (BSM) – Monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
  • Suporte a frenagem de estacionamento – Dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.
  • Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) – Sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto a um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile