Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro

A Lexus, marca de luxo do grupo Toyota que atualmente tem todo o seu portfólio composto por carros eletrificados, está lançando o SUV híbrido RX 500h no mercado brasileiro. O novo modelo RX chega ao País em sua quinta geração, totalmente renovado. O RX 500h é diferente de tudo o que a marca já produziu até hoje.

Conheça o novo SUV da Lexus, que chega agora ao mercado brasileiro

Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro
Lexus RX 500h estará disponível exclusivamente na versão F-Sport (Foto: Divulgação/Lexus)

No Brasil, o Lexus RX 500h será vendido exclusivamente na versão F-Sport, a mais potente da linha. Essa variante do SUV se destaca por sua pegada esportiva.

O RX 300 foi pioneiro no segmento de SUVs de luxo quando estreou na América do Norte, em 1998. Em 2005, a Lexus lançou seu primeiro modelo híbrido, o RX 400h, o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo. Como modelo principal da linha Lexus, o RX evoluiu ao longo dos anos.

VEJA TAMBÉM

O novo Lexus RX 500h F-Sport estreia no Brasil o novo sistema de tração Direct4 nas quatro rodas – que entrega melhor dirigibilidade e respostas precisas durante aceleração e frenagem, além de mais estabilidade e conforto. 

Presente originalmente no modelo RZ, primeiro SUV elétrico da marca, apresentado globalmente no ano passado, esse controle preciso da tração funciona em conjunto com um sistema elétrico híbrido recém-desenvolvido para maximizar a aderência das rodas dianteiras e traseiras. 

O SUV conta também com sistema DRS, que movimenta as rodas traseiras – recurso que facilita manobras e dá mais estabilidade ao carro em curvas.

Segundo a Lexus, “o novo RX cumprirá sua missão no portfólio da marca no Brasil como um modelo central global que contribui para uma sociedade neutra em carbono, mantendo-se próximo das necessidades e dos estilos de vida cada vez mais diversificados dos clientes”.

Design foi pensado para proporcionar sofisticação

Para o design exterior, a Lexus assumiu o desafio de criar uma identidade única. Uma nova grade proporciona uma ampla funcionalidade de refrigeração com um estilo sofisticado que transmite a nova experiência de condução. A grade frontal segue com efeito tridimensional, que dá a sensação de robustez ao veículo.

Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro
Lanternas de LEDs oferecem maior iluminação (Foto: Divulgação/Lexus)

O modelo também agrega um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O novo RX 500h conta ainda com luzes de condução diurna (DRL) em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da companhia.

Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. A assinatura Lexus também está presente centralizada na tampa do porta-malas. A coluna “C” do SUV tem, ainda, uma caída que torna o visual cupê, incorporando um efeito de esportividade.

Interior é luxuoso e tecnológico

No novo Lexus RX 500h,  todos os comandos se mantêm em posição ergonômica, a fim de garantir uma condução confortável e segura.

Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro
Cabine entrega luxo, conforto e tecnologia (Foto: Divulgação/Lexus)

O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. O painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, inclui itens de alumínio que deixam o visual mais sofisticado e esportivo, assim como as pedaleiras também feitas deste material. Carregador por indução para smartphones também está presente na versão.

O Lexus RX 500h traz uma central multimídia com tela de 14” com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB. O sistema ainda conta com recurso de controle por voz que permite ajustes por meio da frase “Olá Lexus”.

Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro
Multimídia tem tela de 14″ e recursos avançados (Foto: Divulgação/Lexus)

O RX vem com ar-condicionado digital de tripla zona, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge – que vincula o sistema de ar com ventilação, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

Motorização traz eficiência e economia

O RX 500h é equipado com um potente propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgf.m. Juntos, eles oferecem alta eficiência e economia de combustível, além de baixo nível de emissões.

O SUV de luxo ainda é equipado com a transmissão Hybrid Transaxle otimizada de seis marchas, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia.

Lexus apresenta novo SUV com pegada esportiva no mercado brasileiro
Transmissão Hybrid Transaxle permite maior controle do SUV (Foto: Divulgação/Toyota)

O RX 500h tem quatro modos de condução: Normal, ECO, Sport e Custom. Neste último, o cliente pode configurar a direção para o modo Sport e o ar-condicionado para o modo ECO, por exemplo.

Novo SUV entrega pacote completo de itens de segurança

No quesito segurança passiva, o RX 500h conta com sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System 3.0:

  • Sistema de Saída de Faixa (LTA) – O sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
  • Sistema de Mudança de Faixa (LDA) – O sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
  • Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) – Suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
  • Farol Alto Adaptativo (AHS) – Acende e apaga alguns dos LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
  • Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) – Utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

Outros recursos de segurança

O novo Lexus RX 500h também conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral, sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), além de:

  • Alerta de Ponto Cego (BSM) – Monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
  • Suporte a frenagem de estacionamento – Dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.
  • Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) – Sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto a um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar