Lewis Hamilton recebe título de cidadão brasileiro em Brasília
Heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton agora é oficialmente cidadão honorário do Brasil; veja o que o piloto disse ao receber o título
O piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu nesta segunda-feira (7) o título de cidadão honorário do Brasil. Trata-se da primeira vez na história do país que o título é concedido; entenda o motivo.
Lewis Hamilton agora é cidadão brasileiro
O piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1, Sir Lewis Hamilton, recebeu nesta segunda-feira (7) o título de cidadão honorário brasileiro em uma cerimônia aberta ao público no Congresso Nacional. Esta é a primeira vez na história do Brasil que este título é concedido.
A homenagem foi motivada pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil. No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, ele repetiu o gesto que seu ídolo, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil para fora do carro.
Ele havia disputado a corrida com um capacete especial pintado com as cores da bandeira brasileira, em homenagem a Senna, sua maior inspiração.
“Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa”, afirmou Lewis Hamilton, no Plenário da Câmara.
Título é concedido pela Câmara
O título de cidadão honorário foi concedido pela Câmara a pedido do deputado federal André Figueiredo. O relator da resolução foi o deputado Jonathan de Jesus.
“Lewis Hamilton representa o que a humanidade mais precisa: unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial. Como parlamentar brasileiro e autor desta resolução, vejo Hamilton como um grande defensor de um mundo de paz e justiça”, disse o parlamentar.
Para a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, que acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso, esta é uma homenagem merecida.
“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil e os brasileiros o admiram, não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo.”
Durante a sessão solene na Câmera dos Deputados, o piloto heptacampeão de Fórmula 1 agradeceu ao novo título de cidadão honorário brasileiro.
“Queria dizer muito obrigado para todos e todas que fizeram esse dia possível, todos aqui na Câmara dos Deputados que trabalharam para esse título acontecer. É realmente uma grande honra para mim estar aqui e receber esse título hoje. Agora eu posso finalmente dizer que eu sou um de vocês”, comemorou Hamilton.
Entre as falas, ele reafirmou sua paixão pelo país, dedicou o novo título ao ídolo Ayrton Senna, e encerrou com uma mensagem de motivação aos mais jovens. Além disso, ele destacou a importância de lutar para tornar o esporte cada vez mais democrático.
“Eu quero dedicar essa honraria ao meu herói, Ayrton Senna, bem como à família dele, amigos e fãs. Eu tinha apenas cinco anos de idade quando o vi correndo pela primeira vez e sabia daquele momento em diante, eu queria ser um piloto de Fórmula 1 e me tornar um campeão mundial.”
“Eu sou um homem preto em um esporte que precisa progredir muito e eu estou comprometido a mudar isso. Toda vez que estou no Brasil, quando vejo as pessoas na sua diversidade, de todas as vertentes, lutando pelo que acredito, isso me leva além”, destacou Hamilton. “Eu fui muito desacreditado e muita gente me colocou para baixo, então eu queria dizer algo especial para a juventude de hoje: nunca deixe ninguém colocar vocês para baixo, acreditem nos sonhos de vocês”, concluiu o piloto ao discursar em Brasília.
Piloto corre em Interlagos no domingo (13)
No dia 13 de novembro, 50º aniversário do primeiro Grande Prêmio do Brasil, Lewis vai correr em Interlagos. O piloto já venceu três vezes por aqui e tornou-se campeão mundial pela primeira vez em São Paulo, no ano de 2008, quando disputava o troféu com Felipe Massa.
Um dos maiores nomes da Fórmula 1 de todos os tempos, Hamilton está empatado com Michael Schumacher no recorde de títulos mundiais: sete. O britânico detém vários outros recordes, incluindo o de número de vitórias e de pole positions.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.