Levantamento aponta as principais dificuldades na hora de comprar carro
O processo de escolha de um veículo é fundamental para o consumidor fazer uma compra satisfatório. Pensando nisso, um levantamento foi realizado e mostra quais são as principais dificuldades para adquirir um carro
O processo de escolha de um veículo é fundamental para o consumidor fazer uma compra satisfatório. Pensando nisso, um levantamento foi realizado e mostra quais são as principais dificuldades para adquirir um carro.
Pesquisa revela dados sobre o processo de compra de um carro
Com o intuito de mapear o processo de escolha de um veículo, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções no setor, divulgou sua mais recente pesquisa sobre tendências e hábitos de consumo de seus usuários ao trocarem de carro.
De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados iniciam a busca por um veículo nos classificados online. Outro canal de destaque nessa fase é a concessionária, sendo o ponto de partida para 29% dos participantes.
Esses dois meios são especialmente populares entre jovens de 18 a 25 anos, representando 64% dos respondentes dessa faixa etária.
Entre as plataformas digitais mais usadas para procurar um carro no Brasil, a Webmotors foi mencionada por 95% dos participantes.
No que se refere ao tempo dedicado para a escolha do veículo, “3 meses” foi a resposta mais frequente, com 26% das menções, seguida de “1 semana” (24%).
Quando questionados sobre os principais fatores que influenciam na escolha do modelo, “conforto” foi o critério mais citado, apontado por 67% dos participantes.
Em seguida, aparecem “preço acessível” (56%) e “tecnologia” (52%). A pesquisa também destaca que 65% dos que compraram um carro zero quilômetro este ano consideraram a tecnologia um fator decisivo.
Por outro lado, as maiores dificuldades enfrentadas no processo de compra foram “encontrar um preço acessível” (80%), “achar o modelo desejado” (75%) e “encontrar as especificações do veículo” (56%).
Faixas de preços mais procuradas
O estudo revelou que 83% dos entrevistados adquiriram um veículo seminovo, com as faixas de preço mais buscadas sendo entre R$ 50 mil e R$ 80 mil (27%), R$ 80 mil e R$ 120 mil (24%), e até R$ 50 mil (23%).
A maioria comprou o carro em concessionárias ou lojas (76%), enquanto 24% optaram por negociar diretamente com outra pessoa.
Quanto ao tipo de carro, 39% dos compradores preferiram SUVs, seguidos por sedãs (29%), hatches (22%), picapes (7%) e crossovers (3%). Dentre os veículos escolhidos, 95% possuíam motor à combustão.
Forma de pagamento mais utilizada
A pesquisa também revelou que 45% dos usuários optaram pelo financiamento como forma de pagamento. As modalidades incluíram entrada em dinheiro, uso do carro atual como parte do pagamento, e financiamento integral.
Além disso, 87% dos respondentes afirmaram que a oferta de descontos em produtos ou serviços da instituição financeira influenciaria sua escolha.
Segundo Natalia Spigai, CMO da Webmotors, a busca por um carro maior, mais tecnológico e com menos problemas, após anos com o mesmo modelo, é um dos principais motivos para a troca de veículo.
“Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto, a necessidade, afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades”, explica.
O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas, das quais 16% eram mulheres e 84% homens. A faixa etária predominante foi de 36 a 45 anos (31%), com 68% dos participantes residentes na região Sudeste.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.