Leilão de carros: dicas para fazer bons negócios

Veja 5 dicas para participar de leilões de carros e fazer bons negócios. Modelos podem ser comprados com preços abaixo da média.

A procura por leilão de carros é constante. Através dos certames é possível adquirir veículos com valor bem abaixo da tabela, algo vantajoso em tempos de elevação de preços. No entanto é preciso ficar atento para conseguir fazer bons negócios; veja algumas dicas.

Veja 5 dicas para participar de leilões de carro e fazer bons negócios. Modelos podem ser comprados com preços abaixo da média (Foto: Divulgação)

Dicas para acertar na participação de leilão de carros

A compra de um automóvel é daqueles grandes sonhos planejados por muitas pessoas. A longa fila de espera, os preços atuais praticados pelo mercado e toda a burocracia envolvida na aquisição de veículos novos, no entanto, podem representar barreiras a essa conquista.

Por isso, os leilões de carros podem representar uma excelente solução para a aquisição de modelos em perfeito estado, em muitos casos com apenas a necessidade de pequenos reparos.

As ofertas e preços praticados nos leilões de automóveis apresentam uma série de vantagens aos compradores.

Durante os lances em leilão os automóveis podem ser adquiridos com valores abaixo do mercado, se comparados aos veículos adquiridos de outras formas, como 0km, usados e até seminovos vendidos em concessionárias.

Para aproveitar essas oportunidades, entretanto, é preciso entender melhor todo o funcionamento e ficar atento aos detalhes envolvidos na negociação.

Para isso, o Garagem360 junto com a Copart, empresa que atua no ramo de leilões extrajudiciais de veículos, listou 5 dicas em um guia rápido, para que os clientes se preparem e possam aproveitar todas as ofertas dos leilões de carro.

Dessa forma, é possível entender os critérios e detalhes mais importantes na hora de participar dos certames e também avaliar que tipo de automóveis estão disponíveis para lances.

Leia o edital do leilão

Através do edital do leilão o interessado terá  acesso a diversos tipos de informações sobre o funcionamento, datas, prazos e especificações dos modelos presentes naquele lote. Além disso, é possível conferir as regras gerais do leilão.

O edital funciona como o “contrato de compra e venda” e, por isso, deve ser consultado pelo consumidor. Por isso, leia atentamente a todas as informações e conte com o time especializado do leilão para o caso de dúvidas.

Pesquise os carros disponíveis no leilão

Os clientes interessados em comprar um veículo precisa conhecer quais automóveis estarão disponíveis no lote de interesse, e avaliar os veículos com atenção.

Hoje diversas empresas do setor trabalham através do formato online que disponibiliza fotos e informações dos modelos.

Leilões de carros online facilita a busca e pesquisa por modelos (Foto: Freepik)

No entanto, existem casos que o interessado pode marcar de conhecer o veículo pessoalmente para verificar as reais condições do modelo.

Avalie as melhores opções de compra

Após escolher o veículo favorito online, é importante verificar o valor de mercado e comparar com as expectativas para o leilão, que sempre terá um valor estabelecido para o lance mínimo, ou seja, o valor mínimo pelo qual poderá ser arrematado.

Isso permitirá avaliar o tamanho da oportunidade para ter certeza de que se trata do melhor negócio possível.

Leve em consideração também as possíveis manutenções que serão necessárias e os custos com taxas e documentação para que o bem esteja regularizado e pronto para o uso.

Determine igualmente, com antecedência, a quantia que deseja oferecer no leilão, considerando que quanto mais pessoas participando da disputa de preços, maior tende a ser o valor final.

Crie uma estratégia para os lances

A preparação para a disputa pelos lotes é importante, assim como ter em mente os valores limites para a disputa em cada automóvel disponível.

Uma maneira interessante para essa preparação é assistir a alguns leilões antes de participar efetivamente para arrematar um bem.

Conheça os termos importantes do pregão

Como em todo negócio, são utilizados jargões e uma terminologia própria durante os leilões de carros.

Não há, contudo, dificuldade na compreensão, basta apenas que os interessados conheçam os principais termos com antecedência para que não exista ruído ou mesmo confusão no entendimento das informações.

Entre as principais palavras que devem ser conhecidas antes de iniciar a jornada pelos leilões de carros, estão:

Lance manual: nada mais é do que a oferta realizada manualmente pelo cliente;

Incremento mínimo: é o valor mínimo de acréscimo do lance para arrematar um bem durante o pregão do modelo escolhido;

Limite de lance: executado pela plataforma online, essa ferramenta cobre o lance atual pelo carro de forma automática com o incremento mínimo até chegar ao limite estabelecido pelo consumidor.

Uma vez alcançado o preço-limite, novos lances não serão mais realizados afim de evitar gastos com valores mais altos que o desejado ou planejado pelo consumidor.

Conheça os jargões dos certames (Foto: Freepik)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile