Lei proíbe circular com carros fabricados até 2014? Entenda o que diz o Contran

O governo federal determinou a apreensão de carros fabricados até 2014, por não possuírem freios ABS e airbags? Saiba se é verdade.

Circulam nas redes sociais postagens afirmando que o governo federal teria determinado a apreensão de veículos fabricados antes de 2014, por não possuírem freios ABS e airbags. Mas será mesmo que a lei proíbe circular com carros fabricados até 2014? Confira o que diz o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O que diz o Contran sobre airbags e ABS em carros fabricados até 2014

Na verdade, não procede a informação de que carros fabricados até 31 de dezembro de 2013 seriam recolhidos por falta dos equipamentos de segurança. 

A Resolução Contran nº 331, de 3 de abril de 2009, torna obrigatório o equipamento suplementar de segurança passiva (aibag), instalados na posição frontal para o condutor e o passageiro do assento dianteiro, para todos os veículos novos produzidos, saídos de fábrica e os veículos originários de novos projetos, nacionais e importados, a partir de 1º de janeiro de 2014.

O airbag frontal é único tipo obrigatório de acordo com a legislação brasileira, e serve tanto para proteger o motorista quanto o passageiro de impactos frontais. Neste caso, enquanto o primeiro é instalado no volante, o segundo vai no painel bem na frente do banco do passageiro.

Por sua vez, os freios ABS são o objeto da Resolução Contran nº 915, de 28 de abril de 2011, que estabelece como obrigatória a utilização do sistema de antitravamento de rodas (ABS), em todos os veículos nacionais e importados fabricados também a partir de 1º de janeiro de 2014.

Ambas as medidas valem para carros fabricados a partir de 2014. Porém, continuou permitida a circulação de carros de outros anos que não possuam os equipamentos, em obediência ao preceito constitucional de que uma norma legal não pode retroagir senão para trazer benefícios – caso estabelecessem uma obrigatoriedade retroativa, as novas normas prejudicariam quem já era proprietário de um carro sem airbag e ABS fabricado anteriormente, que ficaria proibido de circular.

Fiat Mille é outro modelo que teve fim com a obrigatoriedade do airbag (Foto: Divulgação/Fiat)

Em função das resoluções do Contran, alguns modelos que não tinham condições técnicas de receber o airbag duplo frontal tiveram de ter sua produção descontinuada. Foi o caso, por exemplo, do VW Gol G4, da VW Kombi e do Fiat Mille – carros que eram sucesso de vendas à época e foram submetidos à aposentadoria compulsória. 

O Gol ressurgiu logo depois, num projeto atualizado – Geração 5 (Gol G5) –, o mesmo acontecendo com o Fiat Uno 1.0 e design renovado, em 2015. A Kombi, porém, foi ressuscitada somente neste ano, na versão elétrica VW ID.Buzz, que já é vendida na Europa e deve chegar ao Brasil em breve.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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