Lei do Farol + Lei da Cadeirinha são leis novas? Veja o que mudou em 2025

Lei do Farol + Lei da Cadeirinha: entenda os principais detalhes e fique por dentro para evitar multas e perda de pontos na CNH

A Lei do Farol e a Lei da Cadeirinha não são novas, mas ainda sim geram muitos questionamentos. Por isso, o Garagem360 traz os principais detalhes para ajudá-lo a dirigir com mais segurança e sem problemas com a legislação. Acompanhe!

Multas de trânsito:

O que diz a lei do farol? 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Lei 14.071/2020  impacta na maneira como os condutores dirigem nas estradas de pista simples e fora das regiões urbanas. Desde 2020, ela exige que os faróis baixos fiquem acesos durante o dia nesses locais. 

Já os veículos que têm luzes de condução diurna (DRL), não precisam seguir essa determinação. Contudo, é importante destacar que o uso do fárol continua valendo para o período noturno

Essa medida foi tomada porque, segundo especialistas, o uso dos faróis baixos acesos aumenta a segurança dos condutores na pista. Afinal, é possível identificar a presença de outros veículos com mais facilidade, especialmente quando há neblina ou chuvas. 

Se a lei do farol não for cumprida, os infratores são punidos com uma infração média. Aqui, a multa é de R$ 130,16 e são descontados 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também:

O que diz a lei da cadeirinha? 

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Lei nº 14.071, de 2021, determina que os pequenos passageiros de até 10 anos e/ou até 1,45 metro de altura só podem viajar de carro no banco traseiro e em dispositivos de retenção adequados. 

  • Crianças de até 1 ano de idade ou 13 kg: bebê conforto;

  • Crianças entre 1 e 4 anos ou entre 9 kg e 18 kg: cadeirinha;

  • Crianças entre 4 e 7 anos ou menos de 1,45 m de altura: assento de elevação; 

  • Crianças de 7 anos e 10 anos ou menos de 1,45 m de altura: assento traseiro + cinto de segurança.

De acordo com a legislação, quem descumprir essa norma recebe uma multa ainda mais severa que a lei do farol: R$ 293,47. Além disso, perde 7 pontos na CNH, pois trata-se de uma infração gravíssima. 

E você, como avalia a lei do farol e a lei da cadeirinha? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Detran emite comunicado com 7.000 vagas para CNH 100% Grátis em 2025 em estado do Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA