Lavagem de motocicletas: prática pode trazer prejuízos ao motor
Lavar o veículo é um hábito do brasileiro. Algumas pessoas até acabam fazendo o mesmo com as motos. No entanto, essa prática não é recomendada, principalmente se a limpeza for feita com produtos químicos e jatos de água de alta pressão.
O jato de água contra o radiador pode provocar a dobra das lâminas, que obstruirão o fluxo de ar, prejudicando o arrefecimento do motor por meio do radiador.
Os veículos de hoje possuem inúmeros conectores elétricos de sensores e atuadores do sistema de injeção eletrônica, que podem acumular água no caso de uma lavagem dessas, principalmente em alta pressão, com risco de mau contato e até oxidação interna do conector, gerando problemas e falhas no funcionamento do motor.
A projeção de água nos cabos de vela ou bobinas de ignição também não é recomendada, pois pode causar fuga de corrente ao longo do cabo e do conector de vela.
A utilização de agentes químicos para limpeza, soluções alcalinas mais conhecidas como limpa-baú, pode provocar reações e ressecamento em retentores do motor, mangueiras, correias e borrachas em geral, além de causar oxidação em determinados metais e conectores.
O que fazer
O ideal para limpeza do motor é o uso de um pano úmido e, posteriormente, um pano seco para remover eventuais sujeiras.
Motos mais impressionantes do mundo
Na galeria, confira algumas das motos mais incríveis do mundo e também vários modelos que se destacaram no último Salão Duas Rodas.
A Dodge Tomahawk foi um conceito funcional da marca americana. Ela usava um motor V10 de 8 litros de 560 cv |Foto: Divulgação
Ducati Panigale V4 S |Foto: Divulgação
Ducati Panigale V4 S |Foto: Divulgação
Harley-Davidson Low Rider S |Foto: Divulgação
Harley-Davidson Low Rider S |Foto: Divulgação
Kawasaki Versys 1000 | Foto: Divulgação
Kawasaki Versys 1000 | Foto: Divulgação
Ninja ZX 6R| Foto: Divulgação
Kawasaki Versys X 300 Tourer | Foto: Divulgação
Kawasaki KX450 | Foto: Divulgação
Kawasaki Concours 14 | Foto: Divulgação
Kawasaki H1 500 SS Mach III| Foto: Divulgação
Kawasaki J300 | Foto: Divulgação
Kawasaki Ninja H2 | Foto: Divulgação
Kawasaki Ninja H2R | Foto: Divulgação
Indian Scout Bobber Jack Daniel’s | Foto: Divulgação
Indian Scout Bobber Jack Daniel’s | Foto: Divulgação
Indian Chieftain Elite | Foto: Divulgação
Indian Chieftain Elite | Foto: Divulgação
Indian Chief | Foto: Divulgação
Yamaha XJ6-N | Foto: Divulgação
Yamaha Crosser | Foto: Divulgação
Yamaha Niken | Foto: Divulgação
Yamaha MT-09 | Foto: Divulgação
Yamaha XSR900 | Foto: Divulgação
Yamaha XSR900 | Foto: Divulgação
Yamaha NEO 125 | Foto: Divulgação
Honda CB 500F | Foto: Divulgação
Honda X-ADV | Foto: Divulgação
Honda SH300i | Foto: Divulgação
Honda CRF 1000L Africa Twin | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Road King Classic | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Roadster | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Roadster | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Iron 883 | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Softail Sport Glide | Foto: Divulgação
Softail Fat Bob | Foto: Divulgação
Harley-Davidson Sportster Iron 1200 | Foto: Divulgação