Lavagem de carros: dicas para higienizar o automóvel em casa
A lavagem de carros em casa pode significar uma boa economia no orçamento do mês. Mas, é fundamental algumas dicas para fazer isso. Veja!
A lavagem de carros é um dos cuidados que o proprietário precisa ter para preservar o bom estado do seu automóvel. Além da questão estética, manter a lataria limpa prorroga bastante a vida útil do veículo, bem como a durabilidade da pintura.
A lavagem é um processo de remoção de contaminantes – como a maresia, a areia e a sujeira em geral – e deve ser feita com regularidade.
Lavar o carro em casa pode significar uma boa economia no orçamento do mês. Porém é fundamental saber quais são as melhores formas de limpar o seu veículo sozinho.
5 dicas para lavar o seu carro corretamente
Confira as dicas, preparadas por especialistas do Grupo Santa Emília – que possui concessionárias de marcas diversas na região de Ribeirão Preto (SP).
1- Use produtos adequados para lavar o carro
Não economize na hora de escolher os produtos. Detergente para louças e sabão em pó danificam a pintura do veículo e causam manchas. Assim, é melhor optar por shampoo próprio ou sabão neutro para veículos.
Quando for comprar as luvas de lavagem e as toalhas, prefira as de lã natural ou microfibra. Elas evitam arranhões na superfície do carro.
É preciso destacar que o prejuízo por usar produtos errados na limpeza pode ser bem maior do que deixar o veículo por um longo tempo sem lavar.
2- Faça a lavagem de carros por partes
Nunca deixe para lavar o teto do carro por último. Algumas pessoas têm o costume de começar a lavar o veículo pelas portas, mas a regra da lavagem é de cima para baixo.
Ou seja, primeiro o teto, na sequência os vidros, logo depois o capô, o porta-malas, as laterais e, por fim, as rodas. Depois de lavar todo o carro, utilize uma mangueira com baixa pressão para retirar a espuma.
Se você considera as rodas um elemento prioritário na lavagem, por ser a parte do carro que mais acumula resíduos, o conselho é começar a lavagem por elas. Dessa forma, você evita que a sujeita respingue no restante do veículo quando já estiver limpo.
3- Seque o carro após a lavagem
Para tirar o excesso de água do veículo, não se deve deixá-lo secar ao sol. Nesta etapa, você vai usar uma toalha de algodão, de silicone ou de microfibra para secar o carro. Torça a toalha, para retirar o excesso d’água, toda vez que ela estiver muito molhada.
4- Limpe o interior do carro
Não se esqueça de que o interior do carro também precisa de atenção. Você pode utilizar um aspirador de pó para retirar o excesso de sujeira que fica nos cantos, na parte interna das portas e embaixo dos bancos. O painel pode ser limpo com um pano úmido e com produtos específicos. Já os tapetes de borracha podem ser retirados do veículo, para lavá-los com água e sabão.
5- Estabeleça uma rotina
Agora que você já sabe como lavar o carro, estabeleça uma rotina de limpeza. Procure lavá-lo com boa frequência, como por exemplo uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.