Latin NCap: VW Virtus tem cinco estrelas em teste de segurança; Onix, depois de zerar, agora leva três
A primeira série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje com resultados alentadores para o Virtus e a versão melhorada do Onix. De acordo com nossos últimos testes, o Virtus obteve igual resultado que o Polo, cinco estrelas. O Onix conseguiu apenas três estrelas, devido às melhorias implementadas, em comparação com o resultado zero estrela ganho em 2017.
O recentemente lançado Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. Como o Virtus e o Polo são idênticos da frente até o pilar B, o impacto frontal e o lateral de poste dos testes feitos no Polo, bem como seus resultados, são levados em conta para a avaliação da proteção de adultos do Virtus.
A proteção contra impacto frontal dos ocupantes infantis é considerada igual à do Polo, já que ambos compartilham, também, a mesma plataforma e os assentos traseiros. Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado o teste de impacto lateral no Virtus, apresentando o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram um rendimento robusto em ambos os cenários de impacto lateral.
O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) cumpre com as condições regulamentares do Latin NCAP, tendo sido aprovado quanto aos critérios de rendimento requeridos no teste. Para a segurança das crianças, o Virtus é aprovado sob os requisitos de i-size, oferecendo ancoragens ISOFIX, interruptor de desativação dos airbags e cintos de três pontos para todos os passageiros de maneira padrão, permitindo alcançar a melhor qualificação de estrelas possível em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam proteção para pedestres padrão, possibilitando que o modelo também receba o Latin NCAP Advanced Award por essa característica de segurança tão importante.
O recentemente melhorado Chevrolet Onix conseguiu, limitadamente, três estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O modelo, fabricado no Brasil, tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2017, obtendo um decepcionante resultado de zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto.
A Chevrolet decidiu melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo em 2018. O Onix, produzido desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644), foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção, contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, também nesse impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista.
A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A Proteção do Ocupante Infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central. O Latin NCAP alenta a Chevrolet a melhorar a força da proteção oferecida por esse modelo para garantir aperfeiçoados desempenhos no futuro.
—
Veja, no álbum, os carros mais inseguros da América Latina, segundo o Latin NCap.
Chevrolet Sail foi avaliado em abril de 2016 com zero estrelas para adultos e duas para crianças | Crédito: Divulgação
Chevrolet Sail foi avaliado em abril de 2016 com zero estrelas para adultos e duas para crianças | Crédito: Wikimedia / Order_242
Kia Picanto ficou com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2016 | Crédito: Divulgação
Kia Picanto ficou com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2016 | Crédito: Wikimedia / EurovisionNim
BYD FO, avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em agosto de 2016 | Crédito: Divulgação
BYD FO, avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em agosto de 2016 | Crédito: Wikimedia / Ilya-Plekhanov
Chery iQ ficou com zero estrelas tanto para adultos quanto para crianças, em julho de 2015 | Crédito: Divulgação
Chery iQ ficou com zero estrelas tanto para adultos quanto para crianças, em julho de 2015 | Crédito: Wikimedia / Order_242
Chevrolet Agile ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em julho de 2013 | Crédito: Divulgação
Chevrolet Agile ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em julho de 2013 | Crédito: Wikimedia / Order_242
Renault Clio foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2013 | Crédito: Divulgação
Renault Clio foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2013 | Crédito: Divulgação
Hyundai i10 foi avaliado com zero estreças para adultos e duas para crianças em setembro de 2015 | Crédito: Divulgação
Hyundai i10 foi avaliado com zero estreças para adultos e duas para crianças em setembro de 2015 | Crédito: Wikimedia / Matthias93
Chevrolet Spark foi avaliado em agosto de 2014 e setembro de 2016, em ambas as situações com zero estrelas para adultos e diminuição de duas para zero estrelas para as crianças | Crédito: Divulgação
Chevrolet Spark foi avaliado em agosto de 2014 e setembro de 2016, em ambas as situações com zero estrelas para adultos e diminuição de duas para zero estrelas para as crianças | Crédito: Wikimedia / M-93
Chevrolet Aveo foi avaliado com zero estrelas para adultos em novembro de 2015 e dezembro de 2017, evoluindo de duas para três estrelas na avaliação para crianças | Crédito: Divulgação
Chevrolet Aveo foi avaliado com zero estrelas para adultos em novembro de 2015 e dezembro de 2017, evoluindo de duas para três estrelas na avaliação para crianças | Crédito: Wikimedia / IFCAR
Chevrolet N300 foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em agosto de 2017 | Crédito: Divulgação
Chevrolet N300 foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em agosto de 2017 | Crédito: Wikimedia / Order_242
Ford Ka foi avaliado com zero estrelas para adultos e três para crianças em outubro de 2017 | Crédito: Divulgação
Ford Ka foi avaliado com zero estrelas para adultos e três para crianças em outubro de 2017 | Crédito: Divulgação
Fiat New Palio ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em agosto de 2014 |Crédito: Divulgação
Fiat New Palio ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em agosto de 2014 |Crédito: Divulgação
Nissan Tsuru ficou com zero estrelas, tanto para adultos quanto para crianças, em julho de 2013 | Crédito: Wikimedia / Bull_Doser
Nissan Tsuru ficou com zero estrelas, tanto para adultos quanto para crianças, em julho de 2013 | Crédito: Wikimedia / IFCAR
Kia Rio Sedan foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2016 | Crédito: Divulgação
Kia Rio Sedan foi avaliado com zero estrelas para adultos e uma para crianças em julho de 2016 | Crédito: Divulgação
Nissan Tiida foi avaliado com zero estrelas para adultos e duas para crianças em abril de 2015 | Crédito: Wikimedia / OSX
Nissan Tiida foi avaliado com zero estrelas para adultos e duas para crianças em abril de 2015 | Crédito: Divulgação
Lifan 320 ficou com zero estrelas, tanto para adultos quanto para crianças, em dezembro de 2014 | Crédito: Wikimedia / Order_242
Lifan 320 ficou com zero estrelas, tanto para adultos quanto para crianças, em dezembro de 2014 | Crédito: Wikimedia / Milhouse35
Gelly CK ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em agosto de 2010 | Crédito: YouTube
Gelly CK ficou com zero estrelas para adultos e duas para crianças em agosto de 2010 | Crédito: Wikimedia / Order_242