Latin NCap: VW Virtus tem cinco estrelas em teste de segurança; Onix, depois de zerar, agora leva três

A primeira série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje com resultados alentadores para o Virtus e a versão melhorada do Onix. De acordo com nossos últimos testes, o Virtus obteve igual resultado que o Polo, cinco estrelas. O Onix conseguiu apenas três estrelas, devido às melhorias implementadas, em comparação com o resultado zero estrela ganho em 2017.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O recentemente lançado Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. Como o Virtus e o Polo são idênticos da frente até o pilar B, o impacto frontal e o lateral de poste dos testes feitos no Polo, bem como seus resultados, são levados em conta para a avaliação da proteção de adultos do Virtus.

A proteção contra impacto frontal dos ocupantes infantis é considerada igual à do Polo, já que ambos compartilham, também, a mesma plataforma e os assentos traseiros. Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado o teste de impacto lateral no Virtus, apresentando o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram um rendimento robusto em ambos os cenários de impacto lateral.

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) cumpre com as condições regulamentares do Latin NCAP, tendo sido aprovado quanto aos critérios de rendimento requeridos no teste. Para a segurança das crianças, o Virtus é aprovado sob os requisitos de i-size, oferecendo ancoragens ISOFIX, interruptor de desativação dos airbags e cintos de três pontos para todos os passageiros de maneira padrão, permitindo alcançar a melhor qualificação de estrelas possível em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam proteção para pedestres padrão, possibilitando que o modelo também receba o Latin NCAP Advanced Award por essa característica de segurança tão importante.

O recentemente melhorado Chevrolet Onix conseguiu, limitadamente, três estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O modelo, fabricado no Brasil, tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2017, obtendo um decepcionante resultado de zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto.

A Chevrolet decidiu melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo em 2018. O Onix, produzido desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644), foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção, contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, também nesse impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista.

A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A Proteção do Ocupante Infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central. O Latin NCAP alenta a Chevrolet a melhorar a força da proteção oferecida por esse modelo para garantir aperfeiçoados desempenhos no futuro.

Veja, no álbum, os carros mais inseguros da América Latina, segundo o Latin NCap.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

ASSISTA AGORA