Os resultados da nona rodada de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram apresentados hoje. A versão hatchback do Chevrolet New Onix teve cinco estrelas para adultos e crianças, proteção de pedestres e controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão. A Mitsubishi L200, por sua vez, apresentou um resultado embaraçoso: zero estrela para a proteção de ocupantes adultos.
O Chevrolet demonstrou bom desempenho no impacto frontal, lateral e lateral de poste para proteção de ocupantes adultos e crianças. A montadora recomendou a instalação de ambos os dummies crianças virados para trás, seguindo as mais recentes práticas globais.
Isso foi confirmado pela obtenção de uma pontuação alta, quanto à proteção, no teste dinâmico para ocupantes crianças. O Onix oferece sistema de aviso de uso de cinto de segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro – trata-se de um equipamento muito relevante que ainda não é tão comum na América Latina.
Além disso, o Onix proporciona proteção para pedestres como padrão, de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas. Esse recurso fez com que o modelo ganhasse um Latin NCAP Advanced Award.
Como o Onix hatch tem uma distância entre eixos diferente da do Onix Plus (sedã), depois de confirmar que ambos os carros são iguais na parte da frente até o pilar B e na plataforma, o Latin NCAP avaliou a versão compacta para o teste de impacto lateral e considerou os resultados de proteção contra impactos frontais e de poste da versão sedã.
Morte a 64km/h A picape Mitsubishi L200, fabricada na Tailândia e no Brasil, alcançou zero estrela para proteção de ocupantes adultos e duas estrelas para proteção de ocupantes infantis. A versão mais recente da caminhonete mais vendida no Chile está disponível no mercado sem airbags, sem sistema de aviso de uso de cinto de segurança e sem controle eletrônico de estabilidade.
O modelo obteve zero estrela para a proteção de ocupantes adultos devido à alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h. A L200 mostrou uma estrutura instável e instabilidade na área dos pés.
Seguindo a recomendação do fabricante do carro, os sistemas de retenção infantil (SRI) foram instalados usando cintos de segurança, em vez de recomendar o SRI com ancoragens ISOFIX a ser instalado usando as ancoragens ISOFIX disponíveis no carro como padrão. O SRI do dummy de três anos ofereceu baixa proteção.
A L200 tem uma versão com cintos pélvicos (dois pontos) na posição do banco central traseiro, mesmo em 2019. Levando em consideração todos os modelos avaliados da Mitsubishi pelo Latin NCAP, é claro que a proteção do ocupante criança não parece ser uma prioridade para este fabricante.
A Mitsubishi prometeu melhorar o equipamento básico padrão da L200 em toda a América Latina em produção a partir de fevereiro de 2020, chegando ao mercado não antes de abril, incluindo airbags dianteiros para o motorista e passageiro e cintos de segurança para o motorista e passageiro com pretensores e limitadores de carga.
O Latin NCAP considera que o equipamento não é suficiente, pois ainda falta algo tão importante quanto o controle eletrônico de estabilidade, a proteção lateral da cabeça e a proteção de pedestres. Todos esses itens serão necessários para obter mais de duas estrelas no novo protocolo Latin NCAP, que entrará em vigor no final de 2019.
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Na galeria, confira alguns carros do mercado brasileiro que já decepcionaram nos testes de colisão do Latin NCAP: