Latin NCAP: novo Renault Duster leva quatro estrelas em teste de segurança; SUV Tarraco tem nota máxima

Os resultados da oitava rodada de 2019 dos testes de segurança do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foram apresentados hoje. O modelo Seat Tarraco atingiu cinco estrelas. A nova versão do popular Renault Duster, que deve estrear em breve ao Brasil, levou novamente quatro estrelas para adultos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

O recém-lançado Seat Tarraco, produzido na Alemanha, alcançou confortavelmente a classificação mais alta para proteção de ocupantes adultos e proteção de ocupantes crianças. Ele também recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para proteção de pedestres e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).

A nova SUV da Seat, equipada com sete airbags como padrão: três frontais, dois laterais para o corpo e dois de cortina e Controle Eletrônico de Estabilidade, alcançou um sólido resultado de cinco estrelas para adultos e cinco estrelas para proteção infantil, com uma estrutura estável.

Durante o teste de impacto lateral a porta da frente se abriu, o que gerou a redução de um ponto na pontuação total; porém, alcançou, de qualquer forma, confortavelmente as cinco estrelas.

LEIA MAIS: Toyota RAV4 consegue nota máxima no Latin NCAP
Básicos x topo de linha: veja os carros com maior depreciação

Não é esperado que a porta do veículo seja aberta durante o impacto lateral em um modelo aprovado no teste de Regulamento UN95 de impacto lateral das Nações Unidas. A proteção do ocupante criança foi boa, com segurança limitada no peito do dummy de três anos que poderia ser otimizada se o sistema de retenção para crianças fosse colocado voltado para trás.

O Tarraco oferece proteção para pedestres como padrão e de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas, obtendo o Latin NCAP Advanced Award por esse recurso. O modelo ganhou um segundo Advanced Award pela disponibilidade opcional do AEB.

New Duster
O Renault New Duster alcançou quatro estrelas na Proteção de Ocupantes Adultos e três estrelas na Proteção de Ocupantes Infantis.

A nova versão do popular modelo Renault oferece como equipamento padrão dois airbags frontais e ESC. A estrutura foi considerada instável durante o impacto frontal e não conseguiu suportar cargas maiores.

No impacto lateral, a estrutura sofreu uma alta penetração, o que não é esperado em uma nova versão de um modelo. Ambas as cabeças dos dummies infantis tiveram contato com o interior do veículo durante o impacto, o que aumenta a probabilidade de ferimentos.

O New Duster oferece ancoragens ISOFIX e Top Tether como padrão nas duas posições traseiras externas e também oferece Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) nos dois bancos dianteiros. O dummy de três anos foi instalado com ancoragens ISOFIX e Top Tether, enquanto o dummy de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança do adulto.

O New Duster oferece a possibilidade de desconectar o airbag do passageiro manualmente. O New Duster foi testado na versão romena, importada principalmente para o Chile. As versões fabricadas na América Latina serão auditadas assim que estiverem disponíveis e serão publicadas.

Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

Por falar em teste de segurança, confira como foram no Latin NCAP os principais modelos que rodam nas ruas brasileiras.

 

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile