Latin NCAP: HB20 e KA levam zero estrela em testes de segurança

A segunda rodada de resultados do ano 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada. Nele, surgiram duas zero estrelas para o novo Hyundai HB20 e o Ka – com isso, aliás, a Ford assumiu compromisso de melhorar o modelo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

O Hyundai HB20, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança.

Com proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para tórax, levando o modelo a zero ponto para este teste. A avaliação de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim. A ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), como equipamento padrão, também explica o resultado do modelo.

O Ford KA, nas versões hatchback e sedan, obteve 34% para ocupante adulto, 9% para infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança. Com proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim e adicionado à ausência de ESC, como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.

Ambos os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres. O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão.

[info_box title=”Raio-X”]

Hyundai HB20 (2 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista ao vídeo do teste de colisão
Acesse as imagens do teste de colisão

Ford Ka (2 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Acesse as imagens do teste de colisão

[/info_box]

O Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido como padrão. Além disso, ambos os modelos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP .

Como consequência deste teste e da evolução dos requisitos dos consumidores, a Ford está trabalhando para fazer melhorias em seus produtos. A empresa está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões.

LEIA MAIS: Opinião: Hamilton vence, mas é Grosjean o grande vitorioso do GP do Bahrein
Chevrolet Camaro completa 10 anos no Brasil; relembre a trajetória

O Latin NCAP avaliou uma versão mais bem equipada do Ka e os resultados confirmam a melhoria na proteção. A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe.

A entidade não recomenda a compra de veículos sem ESC, proteção para pedestres, airbags laterais de corpo e de cabeça nem carros zero e uma estrela.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile