Latin NCAP faz auditoria e rebaixa nota do Hyundai HB20
O Latin NCAP anunciou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota obtida pelo Hyundai HB20 de segunda geração. Avaliado em 2019,
O Latin NCAP anunciou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota obtida pelo Hyundai HB20 de segunda geração. Avaliado em 2019, o modelo havia obtido quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção infantil. Agora, com a auditoria feita pelo programa de avaliação de carros novos, o modelo manteve a nota para crianças, mas caiu para apenas uma estrela na proteção para adultos.
Segundo o Latin NCAP, o tórax do boneco utilizado no teste (dummy) apresentou níveis de proteção mais baixos no impacto lateral do que o mesmo modelo testado em setembro de 2019. Na colisão, a região ficou na cor vermelha e apresentou valores que excedem o limite biomecânico tolerado pela ONG.
De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.
“É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina”, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Segundo Alejandro, não foram detectadas diferenças na construção dos veículo testado neste ano em relação ao avaliado em 2019. “O Latin NCAP não encontrou diferença na construção dos dois veículos, mas no próprio desempenho. Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20”, disse.
Notas baixas em testes de colisão
Além do HB20, outros modelos também decepcionaram nos testes de colisão. Na galeria, confira outros veículos que não foram bem nas análises.
Chery Tiggo 3: zero estrelas para adultos e uma estrala para crianças | Foto: Divulgação
Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
A estrutura do compacto se mostrou instável durante os testes de colisão. Com isso, a compressão no peito do adulto foi alta no impacto frontal e marginal no lateral. A falta de lembretes para o uso do cinto de segurança também contribuiu para a nota baixa | Foto: Divulgação
Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos | Foto? Divulgação
Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças |Foto: Divulgação
Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral |Foto: Divulgação
Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.