Latin NCAP faz auditoria e rebaixa nota do Hyundai HB20

O Latin NCAP anunciou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota obtida pelo Hyundai HB20 de segunda geração. Avaliado em 2019,

O Latin NCAP anunciou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota obtida pelo Hyundai HB20 de segunda geração. Avaliado em 2019, o modelo havia obtido quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção infantil. Agora, com a auditoria feita pelo programa de avaliação de carros novos, o modelo manteve a nota para crianças, mas caiu para apenas uma estrela na proteção para adultos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Latin NCAP rebaixa nota do Hyundai HB20

Segundo o Latin NCAP, o tórax do boneco utilizado no teste (dummy) apresentou níveis de proteção mais baixos no impacto lateral do que o mesmo modelo testado em setembro de 2019. Na colisão, a região ficou na cor vermelha e apresentou valores que excedem o limite biomecânico tolerado pela ONG.

De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.

LEIA MAIS: Por que o crash-test é tão importante para a indústria automotiva?

Toyota Yaris ganha série limitada na linha 2021

“É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina”, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

Segundo Alejandro, não foram detectadas diferenças na construção dos veículo testado neste ano em relação ao avaliado em 2019. “O Latin NCAP não encontrou diferença na construção dos dois veículos, mas no próprio desempenho. Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20”, disse.

Notas baixas em testes de colisão

Além do HB20, outros modelos também decepcionaram nos testes de colisão. Na galeria, confira outros veículos que não foram bem nas análises.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile