Land Rover vai restaurar unidade pré-produção para celebrar seus 70 anos
Prestes a completar 70 anos, a Land Rover segue com seu projeto de restauração de modelos clássicos da marca. Para celebrar a data...
Prestes a completar 70 anos, a Land Rover segue com seu projeto de restauração de modelos clássicos da marca. Para celebrar a data, a empresa britânica anunciou que irá trazer de volta a vida uma unidade pré-produção do Series I, que foi seu primeiro veículo. Fabricado por 67 anos, ele nada mais é que o antecessor do Defender, que chegou a ser montado no Brasil.
O carro ficou perdido por cerca de 63 anos. De acordo com a Land Rover, o modelo de exibição foi usado no Salão de Amsterdã, em 1948, e rodou nas estradas até algum momento da década de 60, quando passou a ser usado em um campo galês. Comprado com o objetivo de ser restaurado, o projeto não foi concluído e o modelo acabou sendo esquecido em um jardim a poucos quilômetros da fábrica em Solihull, onde ele fora produzido.
A equipe da Jaguar Land Rover Classic garante que irá conservar até alguns detalhes que somente as 48 unidades pré-produção tiveram, como os painéis em alumínio, o chassis galvanizado e a caçamba traseira removível. A cor de todos dos componentes internos, assim como a da carroceria, que era verde claro, também serão preservados.
Casca-grossa
O Series I fez fama por conta de sua capacidade off-road, assim como o Defender. Além deles, outros modelos que já saíram de linha também ficaram conhecidos pela robustez. Confira na galeria os melhores carros casca-grossa que deixaram saudade.
Volkswagen Kombi: um vídeo flagrou a van andando depois de ter sido destruída por uma árvore. Só por essa valentia, merece estar na lista |Foto: Reprodução/YouTube
Chevrolet D20: Lançada nos anos 1980, rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi substituida pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora |Foto: Por Juliano (PicapesGM) [Public domain undefined CC BY-SA 3.0], undefined
Dodge Dakota: fabricada no Brasil entre 1998 e 2001, teve sua versão esportiva R/T lançada em 2000, equipada com o motor V8 de 5,2 litros de 232 cv |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
Dodge Dakota |Foto: By National Highway Traffic Safety Administration (File, Description) [Public domain], via Wikimedia Commons
Engesa EE-4: o jipe brasileiro começou a carreira como militar, mas migrou para o lado civil. Chegou a utilizar a mecânica do Chevrolet Opala. Foi lançado em 1984 e saiu de linha em 1992, com a falência de sua fabricante |Foto: Reprodução
Ford Bronco: embora nunca tenha sido lançado no Brasil, ficou em produção nos Estados Unidos entre 1966 e 1996, totalizando cinco gerações |Foto: By Bull-Doser – Own work., Public Domain, Link
Ford F-100: lançada no Brasil durante os anos 1960, fez muito sucesso com sua robustez e se tornou um dos clássicos nacionais |Foto: By Rodrigo de Almeida Fraga de Oliveira, cropped and lightly adjusted by uploader Mr.choppers (IMG_2494.jpg) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Ford F-1000: produzida entre os anos 1970 e 1990, foi a sucessora natural da F-100 |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
Ford F-250: última picape grande da Ford no Brasil, ela ficou em linha de 1999 a 2012, quando foi descontinuada sem sucessora |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
Ford F-150 Raptor: recentemente sua segunda geração foi lançada, mas o modelo original foi revolucionário ao adotar um enorme motor V8 de 6,2 litros e 411 cv, capaz de fazer a picape encarar qualquer terreno com disposição e alta velocidade |Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Ford Rural Willys: lançada pela Willys Overland nos anos 1950, ficou em linha até 1977 no Brasil, passando a ter o nome Ford em 1972, quando a empresa adquiriu sua antiga fabricante |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Gurgel X-12/Tocantins: embora não tivesse tração nas quatro rodas, o modelo da fabricante brasileira tinha ótimo desempenho off-road, sendo utilizado até hoje pelos trilheiros; ficou em linha de 1975 a 1992 |Foto: Flickr/John Lloyd
Gurgel X-12/Tocantins |Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
Hummer H2: com o sucesso da primeira versão, a Hummer lançou o H2 em 2002, mantendo em linha até 2009 |Foto: By IFCAR – Own work, Public Domain, Link
Hummer H2 | Foto: By OSX – Own work, Public Domain, Link
Hummer H3: terceira e última versão, o H3 durou de 2005 a 2010 |Foto: By U.S. National Highway Traffic Safety Administration (safercar.gov) [Public domain], via Wikimedia Commons
Jeep Willys: outro veículo que saiu da linha militar, foi um dos pioneiros da Jeep e encarava qualquer terreno sem problemas |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00891.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Lada Niva: embora ainda seja produzido na Rússia, o valente jipinho não aparece no mercado nacional desde o fim dos anos 1990; sua robustez tem fãs até os dias atuais no Brasil |Foto: Por sergio_robot – originally posted to Flickr as lada niva bra1991 Brazil, CC BY 2.0, Ligação
Lamborghini LM0002: conhecido como o “Lambo do Rambo”, por conta da sua participação no filme, marcou os anos 1980 com seu porte grande, rodas enormes e um motor V12 de 375 cv, além de tração nas quatro rodas |Foto: Divulgação
Lamborghini LM002 | Foto: Divulgação
Lamborghini LM002 | Foto: Divulgação
Land Rover Defender: produzido desde 1983, nesse ano foi encerrada sua produção; sua robustez e capacidade de superar os piores terrenos o fez ganhar fãs por todo mundo
Mitsubishi Pajero TR4: ficou em linha no Brasil entre 2002 e 2015, sendo descontinuado sem um sucessor direto; pequeno no tamanho, tem grandes fãs entre a comunidade off-road |Foto: Pablo Vaz/Mitsubishi
Mitsubishi Pajero TR4 |Foto: Pablo Vaz/Mitsubishi
Toyota Bandeirante: primeiro veículo produzido pela Toyota no Brasil, ficou em linha entre 1962 e 2001 |Foto: By OSX – Own work, Public Domain, Link
Toyota Bandeirante |Foto: By Jeremy from Sydney, Australia –
Troller T4: sua segunda geração segue em linha, mas a versão original, que foi lançada em 2000 e ficou em linha até 2014 |Foto: By Uploader’s brother, cropped and plates anonymized by Mr.choppers (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Troller T4 | Foto: By Uploader’s brother, cropped and plates anonymized by Mr.choppers (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.