Land Rover Defender: motivos para comprar e não comprar o SUV

Diversos carros famosos são fabricados no Reino Unido. Quando se fala em SUVs feitos no local, um dos modelos que vem na mente de muitas pessoas é o Land Rover Defender. O modelo possui uma longa trajetória no mercado mundial e é vendido aqui no Brasil. Veja quais são os pontos positivos e os negativos deste jipe britânico.

Land Rover Defender
O Land Rover Defender possui diversos atributos. Mas há motivos para não comprar (Foto: Divulgação/Land Rover)

Confira os pontos positivos e negativos do Land Rover Defender

O modelo também faz parte do grupo dos SUVs de luxo vendidos no Brasil. Apresentada ao mundo no ano de 2019, a atual geração do Defender traz uma releitura moderna do clássico Series I e do Defender da geração anterior. Este modelo mais novo chegou ao Brasil em 2020 e é vendido nas versões com duas portas (90) e quatro portas (110).

Mas já pensou quais são os principais atributos deste modelo? Este veículo possui pontos negativos? Veja aqui os pontos positivos e negativos do Land Rover Defender.

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Pontos Positivos

Modelos com duas ou quatro portas

Land Rover Defender
Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

Uma boa vantagem do Land Rover Defender é a sua gama de versões. Aqui no Brasil, o SUV britânico está sendo comercializado em duas opções de carroceria. O modelo de duas portas, o Defender 90, que foi lançado no Brasil no ano passado, pode ser uma escolha para quem busca um jipe off-road e não se preocupa com muito espaço interno.

Este modelo mede 4.583 mm de comprimento (com estepe) e 2.587 mm de entre-eixos. Na linha 2023, uma das versões é a HSE (R$ 708.950). Agora, para quem busca mais espaço interno para acomodar toda a família, o modelo ideal pode ser o Defender 110 (quatro portas).

Neste caso, o utilitário esportivo mede 5.018 mm de comprimento (com estepe) e 3.022 mm de entre-eixos. Hoje, um Defender 110 HSE está custando R$ 725.950.

Equipamentos

Land Rover Defender
Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

Um dos atributos de um carro de luxo é a sua lista de equipamentos. Com o Land Rover Defender a história não é muito diferente. O modelo pode trazer diversos itens de tecnologia e segurança. O carro pode vir com uma central multimídia Pivi Pro de 11,4 polegadas, por exemplo. Esta foi uma das novidades da linha 2023.

O sistema InControl Telematics idem. Ainda pensando em tecnologia, o modelo pode contar com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

Dependendo da versão escolhida, o carro ainda pode vir com faróis Matrix LED (com luzes de condução diurna), bancos climatizados em couro premium, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, Clear Exit Monitor, Rear Traffic Monitor e entre outros.

Motorização eficiente

Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

No último mês de abril, a Land Rover apresentou a linha 2023 do Defender. Uma das novidades foi a chegada de um novo motor. Trata-se do 3.0 Ingenium turbodiesel de seis cilindros (ou D300 MHEV), que pode produzir uma potência máxima de 300 cv e um torque máximo de 66,3 kgfm. Este propulsor entrou no lugar do 2.0 Turbo (movido a gasolina).

Um detalhe importante é que este carro traz um sistema híbrido leve. O veículo passa a contar com um alternador, que pode trabalhar como um motor elétrico. No caso, o componente irá fazer o uso da rotação do motor para a geração de corrente elétrica. Além disso, é capaz de recuperar energia na hora que o carro estiver desacelerando.

Isso faz com que a bateria de 48V ganhe força. Com essa energia, o alternador (em modo de motor elétrico) poderá ser utilizado para dar partida no motor (usando o sistema Start/Stop) e para fornecer um torque adicional. Lembrando que o modelo ainda conta com uma transmissão automática de oito velocidades e tração integral (AWD).

Consumo

Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

O novo motor não é apenas tecnológico. Com este propulsor, o Land Rover Defender consegue ser mais econômico. Bom, isso é o que diz o PBE Veicular. De acordo com o relatório do Inmetro, o Defender 90 HSE pode rodar 11,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada.

Enquanto isso, um Defender 110 HSE pode fazer 9,9 km/l na cidade e 11,4 km/l em trechos rodoviários.

Pontos Negativos

Porta-malas do Defender 90

Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

Mas nem tudo são flores para o Land Rover Defender. O veículo também possui seus pontos negativos. Um deles é o espaço reservado para carregar carregar malas, mochilas e outros no Defender 90. O porta-malas deste modelo tem capacidade para 397 litros. Isso significa que o bagageiro do veículo é menor que o porta-malas de SUVs mais baratos.

Não são carros tão práticos assim

Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

Há ainda a questão da praticidade ao rodar dentro da cidade. Um Defender 90 mede 4.583 mm de comprimento, 1.969 mm de altura (com suspensão a ar) e 2.008 mm de largura (com retrovisores rebatidos).

Enquanto isso, o modelo 110 mede 5.018 mm de comprimento (com estepe), 1.967 mm de altura (com suspensão a ar) e 2.008 mm de largura (com retrovisores rebatidos). Isso signifca que o motorista do veículo poderá encontrar certas dificuldades na hora de encontrar vagas de estacionamento, por exemplo.

Preço

Land Rover Defender
Land Rover Defender (Foto: Divulgação/Land Rover)

Por fim, é importante avaliar a necessidade. O Defender traz diversos itens tecnológicos. Além disso, conta com um motor mais econômico. No entanto, os preços podem assustar quem busca um SUV premium para o uso urbano. O Defender 90 HSE, por exemplo, está custando R$ 708.950.

O mercado oferece opções que podem atender as necessidades destes compradores com mais eficiência. Além disso, os mesmos automóveis podem ter preços menores. Do mesmo modo, o interessado na compra de um carro com uma maior capacidade off-road e com preços mais acessíveis pode optar por um Jeep Wrangler.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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