Lançamento da Nova Citan; Mercedes diz ser sua última van não elétrica

A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da nova geração de um de seus comerciais leves. Trata-se do furgão Citan. Veja os detalhes

A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da nova geração de um de seus comerciais leves. Trata-se do furgão Citan. O veículo está posicionado abaixo da Sprinter e ficou mais alinhado com os automóveis de passeio da montadora. Mas a principal novidade é que ela pode ser a última van com motorização a combustão.

A montadora alemã sempre se destacou no comercio de comerciais leves. Seus caminhões, por exemplo, são bastante conhecidos em todo o mundo. Sem falar que a Sprinter é um furgão vendido em diversas partes do globo. Já a Citan é mais conhecida pelos europeus. Sua segunda geração chega após nove anos depois do lançamento da primeira.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Lançamento da Nova Citan é a última van não elétrica da Mercedes

E o modelo pode ser um marco na história da montadora. De acordo o chefe da Mercedes-Benz Vans, Marcus Breitschwerdt, ele irá ser o último furgão que não será elétrico daqui para frente. “Ao mesmo tempo, a Citan também é o último projeto de novo veículo para clientes comerciais da Mercedes-Benz Vans que faz uso de motor a combustão”, disse ele.

O primeiro grande passo pode ser dado logo. A divisão responsável pelos comerciais leves da Mercedes pode lançar o eCitan no final do próximo ano. Um veículo com autonomia de mais de 285 km. Isso vai de encontro com o plano de eletrificação de veículos da mesma.

A partir de 2030, todos os carros desenvolvidos serão 100% elétricos. Sendo que em 2025, 50% dos veículos que serão produzidos por ela já serão eletrificados. Para isso, a Mercedes pretende investir 40 bilhões de euros.

Leia mais: Mercedes-Benz EQS, sedã elétrico de luxo, tem preços divulgados

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Por enquanto, a nova Citan estará sendo vendida apenas nas versões a combustão. A linha de motores movidas a gasolina podem gerar uma potência de 102 cv ou 131 cv (motores 110 e 113, respectivamente).

Enquanto isso, os os três propulsores movidos a diesel ofertados tem potência entre 75 cv, 95 cv e 116 cv ( motores 108 CDI, 110 CDI e 112 CDI, respectivamente). A transmissão pode ser tanto a manual de seis velocidades ou automática (dupla embreagem) de sete marchas.

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

De acordo com a Mercedes, os interessados em comprar o novo Mercedes-Benz Citan poderão reservar suas unidades em setembro de 2021. Os preços oficiais não foram divulgados. O furgão estará disponível nas versões Panel Van e Tourer MPV. A primeira é voltada para o trabalho e a segunda para o transporte de passageiros.

Detalhes

Como falamos acima, a Mercedes-Benz Citan está em sua segunda geração. E as mudanças realizadas a deixaram bastante próxima a outros carros da montadora. Sua dianteira, por exemplo, é nova. Tanto a grade quanto os faróis passaram por um processo de renovação.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Sua praticidade na hora de levar cargas ainda continua sendo um atributo. Seu compartimento de carga pode chegar a 3.050 mm de comprimento na configuração furgão, por exemplo. Por dentro, a grande estrela é o sistema multimídia MBUX (opcional).

Dentre todas as funções já conhecidas, você pode emparelhar seu smartphone por meio do Android Auto e o Apple CarPlay. Outro detalhe importante no painel do veículo é o painel de instrumentos, que é curvado.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Outros itens bastante interessantes podem ser encontrados. Estamos falando do sistema Keyless-Go e o ar-condicionado Thermocronic. Para auxiliar o motorista, um dos itens que estará sendo oferecido no carro é o assistente de mudança de faixa. O mesmo vale para o Attention Assist (sensor de cansaço) e para o freio de estacionamento elétrico.

Com informações do Olhar Digital Planet Cars Z

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA