Lançamento da Nova Citan; Mercedes diz ser sua última van não elétrica

A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da nova geração de um de seus comerciais leves. Trata-se do furgão Citan. Veja os detalhes

A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da nova geração de um de seus comerciais leves. Trata-se do furgão Citan. O veículo está posicionado abaixo da Sprinter e ficou mais alinhado com os automóveis de passeio da montadora. Mas a principal novidade é que ela pode ser a última van com motorização a combustão.

A montadora alemã sempre se destacou no comercio de comerciais leves. Seus caminhões, por exemplo, são bastante conhecidos em todo o mundo. Sem falar que a Sprinter é um furgão vendido em diversas partes do globo. Já a Citan é mais conhecida pelos europeus. Sua segunda geração chega após nove anos depois do lançamento da primeira.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Lançamento da Nova Citan é a última van não elétrica da Mercedes

E o modelo pode ser um marco na história da montadora. De acordo o chefe da Mercedes-Benz Vans, Marcus Breitschwerdt, ele irá ser o último furgão que não será elétrico daqui para frente. “Ao mesmo tempo, a Citan também é o último projeto de novo veículo para clientes comerciais da Mercedes-Benz Vans que faz uso de motor a combustão”, disse ele.

O primeiro grande passo pode ser dado logo. A divisão responsável pelos comerciais leves da Mercedes pode lançar o eCitan no final do próximo ano. Um veículo com autonomia de mais de 285 km. Isso vai de encontro com o plano de eletrificação de veículos da mesma.

A partir de 2030, todos os carros desenvolvidos serão 100% elétricos. Sendo que em 2025, 50% dos veículos que serão produzidos por ela já serão eletrificados. Para isso, a Mercedes pretende investir 40 bilhões de euros.

Leia mais: Mercedes-Benz EQS, sedã elétrico de luxo, tem preços divulgados

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Por enquanto, a nova Citan estará sendo vendida apenas nas versões a combustão. A linha de motores movidas a gasolina podem gerar uma potência de 102 cv ou 131 cv (motores 110 e 113, respectivamente).

Enquanto isso, os os três propulsores movidos a diesel ofertados tem potência entre 75 cv, 95 cv e 116 cv ( motores 108 CDI, 110 CDI e 112 CDI, respectivamente). A transmissão pode ser tanto a manual de seis velocidades ou automática (dupla embreagem) de sete marchas.

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

De acordo com a Mercedes, os interessados em comprar o novo Mercedes-Benz Citan poderão reservar suas unidades em setembro de 2021. Os preços oficiais não foram divulgados. O furgão estará disponível nas versões Panel Van e Tourer MPV. A primeira é voltada para o trabalho e a segunda para o transporte de passageiros.

Detalhes

Como falamos acima, a Mercedes-Benz Citan está em sua segunda geração. E as mudanças realizadas a deixaram bastante próxima a outros carros da montadora. Sua dianteira, por exemplo, é nova. Tanto a grade quanto os faróis passaram por um processo de renovação.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Sua praticidade na hora de levar cargas ainda continua sendo um atributo. Seu compartimento de carga pode chegar a 3.050 mm de comprimento na configuração furgão, por exemplo. Por dentro, a grande estrela é o sistema multimídia MBUX (opcional).

Dentre todas as funções já conhecidas, você pode emparelhar seu smartphone por meio do Android Auto e o Apple CarPlay. Outro detalhe importante no painel do veículo é o painel de instrumentos, que é curvado.

Citan

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Outros itens bastante interessantes podem ser encontrados. Estamos falando do sistema Keyless-Go e o ar-condicionado Thermocronic. Para auxiliar o motorista, um dos itens que estará sendo oferecido no carro é o assistente de mudança de faixa. O mesmo vale para o Attention Assist (sensor de cansaço) e para o freio de estacionamento elétrico.

Com informações do Olhar Digital Planet Cars Z

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA