Lâmpadas automotivas: as melhores opções para o seu carro
Existem diversos tipos de lâmpadas automotivas e cada um deles serve a um objetivo específico. Por isso é preciso atenção na hora da compra.
Um dos componentes indispensáveis aos automóveis são as lâmpadas. Elas exercem as importantes funções de sinalização e de iluminação para que motoristas tenham um trajeto seguro. Por isso, é necessário atenção na hora da compra, pois existem diversos tipos de lâmpadas automotivas e cada um deles serve a um objetivo específico.
Veja a seguir em detalhes, para fazer as melhores escolhas!
Lâmpadas automotivas: como escolher a certa
Para adquirir uma nova lâmpada, o comprador precisa ter em mente o tipo de fonte de luz que vai querer usar, se o encaixe da peça é compatível com o carro, qual é a potência desejada e o preço que está disposto a pagar.
“Esses passos são fundamentais. Checar o grau de radiação do produto também é importante, uma vez que ela vai definir a cor da luz irradiada pela lâmpada”, afirma Marcus Januário, gerente de contas da fabricante Multilaser. “Não se esqueça de consultar o manual do veículo, pois ele vai indicar o padrão a ser seguido”, alerta.
O especialista ressalta que é importante conferir se o fabricante possui o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para garantir que a lâmpada seja confiável, dentro dos padrões de segurança.
Conheça as opções de lâmpadas para o seu carro
Conhecer melhor cada opção pode facilitar a decisão correta no momento da compra da lâmpada automotiva. São elas:
1 – Lâmpadas comuns
As lâmpadas comuns são halógenas – um tipo de iluminação incandescente. “Normalmente, elas costumam ser utilizadas como peças de reposição e, por isso, possuem o preço mais baixo do mercado”, afirma Januário.
2 – Lâmpadas super brancas
As super brancas são lâmpadas intermediárias e geralmente apresentam melhores desempenho em luminosidade que as comuns. O gerente da Multilaser ressalta que elas “melhoram a visualização das vias e das placas de sinalização”.
3 – Lâmpadas super LED
Superior às super brancas, são a categoria mais procurada por quem deseja trocar a peça. Possuem longo alcance, são resistentes a água e têm reator compacto. “As super LED duram 25 mil horas, um número 10 vezes maior que as lâmpadas comuns”, informa Januário.
4 – Lâmpadas ultra LED
Com luminosidade, potência e durabilidade de alta performance, elas são produto topo de linha. Seu driver integrado possui iluminação LED SMD (sigla para surface mounted device) – que contém dispositivos montados em superfície que reduzem os espaços ocupados pelos componentes da lâmpada, gerando maior luminosidade.
A LED SMD é mais eficiente e econômica do que a LED COB – Chips On Board, tecnologia pela qual vários chips de LED são encapsulados em conjunto, usualmente nove ou mais, e trabalham como um módulo de iluminação convencional.
Dessa forma, as lâmpadas ultra LED são preferíveis para melhorar o desempenho de iluminação do produto com o intuito de gerar uma maior distribuição de luz.
Elas são produzidas com liga de alumínio usada em aviação, tornando-as mais duráveis e brilhantes, com vida útil de até 30 mil horas. Outra vantagem apresentada pelo produto é a facilidade de instalação, devido aos seus soquetes removíveis.
Qual a melhor escolha
No final, a escolha vai depender dos principais objetivos do dono do veículo. Cada lâmpada pode ser a melhor opção para um tipo de situação específico. Um exemplo disso é escolher uma lâmpada pelo tempo de uso, porque esse fator será mais importante para aqueles que rodam bastante com o carro.
“Já aqueles que costumam deixar o carro na garagem não precisam se preocupar muito com esta questão”, diz Januário.
Os preços de cada tipo de lâmpada variam de acordo com a região do País, por conta de fatores como os impostos que podem ser embutidos nas mercadorias e o custo de transportá-las.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.