Lamborghini Invencible e Auténtica marcam o fim do motor V12 sem eletrificação

Conheça os novos Lamborghini Invencible e Auténtica, os dois últimos modelos da marca a usarem o motor V12 sem auxílio da eletrificação

Falta pouco tempo para a Lamborghini apresentar seu primeiro superesportivo híbrido, modelo que marcará o início de uma nova fase da marca. Porém, antes desse momento acontecer, a montadora apresenta dois modelos exclusivos movidos pelo motor V12 sem eletrificação: o Lamborghini Invencible e o Auténtica.

Conheça o Lamborghini Invencible e o Auténtica, os dois últimos modelos da marca a usarem o motor V12 sem auxílio da eletrificação

Motor 6.5 V12 gera 780 cv de potência (Foto: Divulgação/Lamborghini)

Lamborghini Invencible e Auténtica têm motor V12 ‘raiz’ de 780 cv

Faltando pouco tempo para a estreia do primeiro superesportivo híbrido da Lamborghini, a empresa italiana celebra o motor V12 naturalmente aspirado com o coupé Invencible e o roadster Auténtica, dois carros que destacam o DNA da marca, tanto pela motorização, quanto pelo nível de personalização.

O Invencible e o Auténtica são os últimos carros produzidos pela Lamborghini com um motor 6.5 12 cilindros montado longitudinalmente na traseira antes da transição para uma era híbrida.

Eles representam uma saudação final ao trem de força V12, que oferece 780 cv de potência e torque máximo de 73,4 kgfm a 6.750 rpm, acoplado a uma caixa de câmbio automatizada ISR de sete marchas. A tração é integral, com o sistema Lamborghini Dynamic Steering, que permite esterçar também o eixo traseiro.

Os dois superesportivos foram desenvolvidos pelo Centro de Estilo da Lamborghini, onde ambos apresentam um caráter inspirado nas pistas de corrida e trazem características marcantes do automobilismo.

Os dois modelos compartilham características de outros veículos da Lamborghini, como o mesmo monocoque de fibra de carbono do Aventador e o capô do Essenza SCV12.

Em vários pontos dos dois veículos a marca aplicou a forma hexagonal, também já usada em outros modelos, como no conjunto de faróis e lanternas, que também possuem a tecnologia em LED.

A mesma forma é vista nas entradas de ar dispostas no capô e no escapamento triplo central, que também conta com pontas Inconel, uma liga especial de aço de alto desempenho derivada da indústria aeroespacial.

O interior de ambos os carros é dominado por linhas limpas, com um painel minimalista aprimorado por saídas de ar hexagonais impressas em 3D e nenhuma instrumentação no console, para enfatizar a leveza da cabine e focar a atenção no prazer de dirigir.

O próprio cockpit é emoldurado em fibra de carbono. Já o painel de controle totalmente digital de cada carro possui gráficos únicos.

Conheça o Lamborghini Invencible e o Auténtica, os dois últimos modelos da marca a usarem o motor V12 sem auxílio da eletrificação

Lamborghini Invencible (Foto: Divulgação/Lamborghini)

A singularidade de cada um deles

O coupé Invencible caracteriza-se pelo contraste entre o tom vermelho que cobre quase toda a carroceria e os elementos em carbono, como os que estão nas soleiras, molduras das portas e nas pinças de freio. Além disso, o modelo também conta com o incremento das “portas tesoura”, onde abertura é feita para cima.

O interior, na mesma cor da carroceria, contrasta com o uso do couro e acabamentos em Alcantara.

No mesmo sentido, mas mantendo o seu caráter exclusivo, o roadster Auténtica apresenta carroceria em tom acinzentado, mesma cor das pinças de freio, bem como dos principais elementos aerodinâmicos. Isso inclui o divisor dianteiro e a asa traseira derivada do automobilismo, que otimiza a carga aerodinâmica. O interior também tem acabamentos em couro e Ancantara em dois tons.

Conheça o Lamborghini Invencible e o Auténtica, os dois últimos modelos da marca a usarem o motor V12 sem auxílio da eletrificação

Lamborghini Auténtica (Foto: Divulgação/Lamborghini)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA