Lamborghini entrega o último Aventador coupé da história

Saiba qual foi o destino do último Lamborghini Aventador produzido; superesportivo é da série de despedida LP 780-4 Ultimae

A Lamborghini entregou a última unidade produzida do Aventador LP 780-4 Ultimae coupé, junto com o exclusivo NFT criado em colaboração com os artistas gráficos Krista Kim e Steve Aoki, para o vencedor do leilão realizado no último mês de abril. O colecionador que conquistou o carro é residente na Suíça – a marca não divulgou mais detalhes sobre o felizardo, nem o valor pago pela aquisição.

A marca de Sant’Agata Bolognese, na Itália, produziu apenas 350 coupés e 250 roadsters do Aventador LP 780-4 Ultimae, que diz ser “uma concentração da mais pura essência de todas as versões do Aventador”.

Conheça o Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae

Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae (Foto: Divulgação/Lamborghini)

O Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae pode ser considerado o final de uma era. A marca italiana está no caminho para a eletrificação gradual da sua gama.

O Ultimae é uma celebração do icônico supercarro esportivo V12, concentrando os recursos mais puros de todas as edições do Aventador em um final perfeito. O modelo aproveita o desempenho do Aventador SVJ e intensifica a elegância sofisticada do Aventador S, convergindo design e dinamismo em uma peça de colecionador.

“O Aventador LP 780-4 denota o Lamborghini V12 de produção naturalmente aspirado final, mais puro e atemporal”, segundo destaca Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini:

“Ele oferece a experiência essencial de doze cilindros em termos de design inimitável, soluções de engenharia e a experiência de direção mais emotiva, e é o Aventador definitivo que encerra uma era extraordinária. É o último de seu tipo: oferece a potência máxima e o desempenho conclusivo esperados do atual motor V12 da Lamborghini, combinado com o DNA de design de nosso carro-chefe inimitável.”

Há quem descreva o superesportivo como um colossal motor V12 montado em uma subestrutura de liga aparafusada a um chassi de fibra de carbono. O propulsor gera insanos 780 cv de potência e 73,4 kgfm de torque. Sua caixa de câmbio automatizada possui 7 marchas e é acoplada a um sistema de tração nas quatro rodas.

O superesportivo atinge a velocidade máxima de 355 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae (Foto: Divulgação/Lamborghini)

Por dentro, uma mistura de luxo e tecnologia. A central multimídia está localizada no centro painel e possibilita o espelhamento de smartphone por meio do Apple CarPlay. Outra atração é que o sistema pode ser acionado por meio de comando de voz. 

Para deixar o veículo mais luxuoso, a marca adicionou detalhes em Alcântara preto. Já os bancos esportivos são os mesmos do Aventador S, mas com a inscrição “Ultimae” bordado.

Quando apresentado, em 2021, o Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae custava cerca de meio milhão de dólares – o equivalente a cerca de R$ 2,7 milhões na cotação atual.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile