Lamborghini Aventador ganha série especial de despedida
O Lamborghini Aventador é um dos superesportivos mais desejados do mundo. Dez anos após o seu lançamento, ele e o motor V12 saem de cena.
Um fim de uma lenda. O Lamborghini Aventador é um dos superesportivos mais desejados do mundo. Dez anos após o seu lançamento, ele e o motor V12 a combustão sairão de cena. Para se despedir do modelo, a montadora italiana lançou a versão especial chamada de LP 780-4 Ultimae.
Lamborghini Aventador
O veículo foi apresentada ao mundo em 2010. Seu principal objetivo era ser a substituta de outra máquina: o Lamborghini Murciélago. E parece que conseguiu. Ela manteve o alto padrão de desempenho dela e de outros modelos da marca.
Essa série especial da Aventador terá algumas mudanças com relação a outras versões. Segundo a Lamborghini, os para-choques (dianteiro e traseiro) passaram por mudanças. Pensando em melhorar a capacidade aerodinâmica do veículo, foi adicionado um novo difusor dianteiro. Já os novos dutos dianteiros também ajudam nesta função. Os interessados poderão escolher entre 18 cores diferentes e detalhes personalizados.
Já na traseira, destaque para o aerofólio, que também sofreu modificações. Ele calça rodas de 20 polegadas na frente e 21 atrás.
Por dentro, uma mistura de luxo e tecnologia. A central multimídia está localizada no centro painel. Com ela, você pode espelhar seu smartphone por meio do Apple CarPlay. Outra atração é que o sistema pode ser acionado por meio de comando de voz. Agora, para deixar o veículo mais luxuoso, a marca adicionou detalhes em Alcântara preto. Já os bancos esportivos são os mesmos do Aventador S, mas com a inscrição “Ultimae” bordado.
Exclusivo
Entretanto, não teremos a chance de nos despedir do modelo. De acordo com a montadora, serão fabricadas apenas 600 unidades. A produção será limitada a 350 exemplares do modelo cupê e 250 do modelo conversível. Elas serão comercializadas no mercado europeu e da América do Norte. O preço ainda não foi divulgado pela marca.
Conjunto mecânico
O grande destaque do Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae está no capô. Seu motor é o já conhecido 6.5 V12. Ele 780 cv a 8.500 rpm de potência máxima e torque de 73,4 kgfm a 6.750 rpm. Com relação a potência, a série especial conta um ganho de 40 cv com relação ao Aventador S e 10 cv em comparação ao modelo SVJ.
Leia mais: Nova VW Golf Variant R é uma perua esportiva com mais de 300 cv
A transmissão é a automatizada de sete velocidades (dupla embreagem), com tração integral. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 355 km/h.
Lamborghini eletrificada
Os planos da Lamborghini são bastante ambiciosos. Em maio, o CEO da montadora, Stephan Winkelmann, anunciou os planos da marca para o futuro. Chamado de “Direzione Cor Tauri”, ele prevê o investimento de 1,5 bilhão de euros.
A expectativa da marca é que sua gama de esportivos seja formada por carros elétricos ao final de 2024. Porém, antes, ocorrerá o lançamento de seu primeiro veículo híbrido (em 2023).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.