L200 Triton Savana 2024 é a picape mais robusta da Mitsubishi
A Mitsubishi apresenta a L200 Triton Savana 2024, a picape mais robusta já produzida pela marca no Brasil.
Desde 1978, quando a Mitsubishi Motors apresentou a primeira versão da picape L200, o modelo se consolidou como um dos mais capazes do mercado, com capacidade de carga de mais de uma tonelada. Quase meio século mais tarde, a montadora apresenta agora a L200 Triton Savana 2024, a picape mais robusta já produzida pela marca no Brasil.
Conheça os atributos da nova Mitsubishi L200 Triton Savana 2024
Globalmente, a L200 é o veículo mais vendido da marca em todos os tempos. O sucesso de mercado se dá em boa parte por conta das diversas verões, séries especiais e edições limitadas lançadas, com foco nos diferentes perfis de consumidor.
É o caso da versão L200 Triton Savana. Apresentada pela primeira vez em 2004, essa variante – exclusiva para o mercado brasileiro – se consolidou como uma das mais belas picapes do mercado. Hoje, quase 20 anos depois, a L200 Triton Savana chega melhorada à sua quinta geração. Sua robustez e capacidade para transpor com tranquilidade qualquer tipo de terreno fazem da picape o veículo mais robusto que a Mitsubishi Motors já produziu no País.
Com visual completamente renovado, conforto e tecnologia focados no uso fora de estrada, a L200 Triton Savana 2024 chega às concessionárias da marca em todo o Brasil “nas próximas semanas”, segundo a Mitsubishi.
Mitsubishi L200 Triton Savana 2024 foi completamente redesenhada
O visual arrojado e a aptidão para o uso fora de estrada severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com snorkel, que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.
O bagageiro com acabamento X-Liner anti-riscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50kg. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.
A parte dianteira foi completamente redesenhada em relação à geração anterior. A começar pela grade frontal, que combina as cores preto brilhante e grafite. O para-choques de impulsão em forma de bumerangue que acompanham os faróis auxiliares levam o tom grafite, que contrasta com o preto brilhante presente no “skid plate”. O capô está mais elevado, o que transmite a sensação de uma picape mais imponente, mas não prejudica a condução mesmo em condições urbanas, com trânsito mais pesado, ou em trilhas estreitas.
O novo conjunto óptico conta com faróis de LED mais afilados e um visual muito mais moderno. O conjunto evoluiu e está mais eficiente para dar maior visibilidade e segurança ao motorista. A versão é equipada com faróis de neblina que ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de iluminação.
A lateral traz maçanetas pintadas em uma das quatro opções de cores de carroceria oferecidas nesta quinta geração: Amarelo Rally, Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior traz um adesivo exclusivo 4×4 que reforça o apelo off-road da picape.
As imponentes rodas aro 17” auxiliam na pegada off road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada. Isso porque eles são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.
Com capacidade para transportar um alto volume de carga, a caçamba da L200 Triton Savana 2024 recebeu o acabamento anti-riscos X-Liner e, também, uma caixa multifunções integrada. Com parte removível, traz ampla comodidade para o transporte de cargas menores – que não ficam se deslocando durante o trajeto.
Conforto e tecnologia na cabine da Mitsubishi L200 Triton Savana 2024
O interior da L200 Triton Savana 2024 traz bancos de couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia JBL recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura preto brilhante.
A tecnologia é um dos pontos altos da picape. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que garantem mais conforto e segurança aos seus ocupantes.
O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 7 polegadas e se integra ao smartphone por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual mais moderno e traz agora display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo.
A picape também foi equipada com um exclusivo inclinômetro digital colocado no painel, que traz informações importantes sobre os ângulos de inclinação laterais, em aclive e declive, essenciais em uma situação fora de estrada, além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.
A versão também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento e câmera de ré.
O sistema de ar condicionado ficou mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, utilizando um comando localizado no teto.
A L200 Triton Savana 2024 também recebeu ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.
Mecânica aprimorada
A L200 Triton Savana 2024 traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters (borboletas) no volante. Sua relação de marchas foi recalibrada para utilizar o torque máximo do motor em baixar rotações.
O motor que equipa a nova versão da picape é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros, com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível, que rende 190cv de potência e torque de 43,9 kgf.m – força suficiente para uma performance superior tanto dentro quanto fora de estrada.
O Off-Road Mode é um moderno recurso que deixou a picape mais preparada para encarar variados tipos de terreno: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra. Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para o tipo de piso escolhido, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.
Tecnologias de assistência à condução disponíveis
Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
- 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
- 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
- 4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
- 4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.
Com toda tecnologia e robustez, era de se esperar um preço acessível a poucos. A nova L200 Triton Savana 2024 será vendida por R$ 309.990.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.