Kwid E-Tech Electric já está em pré-venda no Brasil por R$142.990

O novo Renault Kwid E-Tech Electric está disponível para os brasileiros no sistema de pré-venda a partir desta quinta-feira (14). A montadora francesa oferece o carro elétrico em única versão, com o preço sugerido de R$ 142.990. Veja detalhes do modelo.

novo Renault Kwid E-Tech Electric

 

Novo Renault Kwid E-Tech Electric  é o carro mais acessível da gama E-TECH da marca no Brasil

Os pedidos, tanto para compra como na modalidade de carros por assinatura Renault on Demand, podem ser feitos diretamente nos sites da montadora, mediante o pagamento de sinal de R$ 999. A Renault promete a entrega do carro para a partir de agosto.

VEJA TAMBÉM

Um dos destaques do novo carro é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh,  podendo ter carga em uma tomada doméstica 20A aterrada. A autonomia é de 298 km no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro.

Outra vantagem é a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-Tech é potencializada pelo peso de apenas 977 kg. 

Considerando o preço médio da gasolina de R$ 7,30 em capitais do Sul e do Sudeste, apurado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de R$ 0,66 para o kWh, o custo do quilômetro rodado com o Kwid E-Tech é de apenas R$ 0,06, contra R$ 0,48 no veículo movido com o combustível fóssil.

carro elétrico mais barato do Brasil
(Foto: Divulgação/Dacia)

Conheça o novo Renault Kwid E-Tech em detalhes

“O Kwid E-Tech faz parte de um projeto global com a participação da Engenharia da Renault Latam e é um produto desenvolvido para que mais consumidores brasileiros tenham acesso a um veículo 100% elétrico”, afirma a Renault no comunicado de apresentação do carro à imprensa.

Renault Kwid E-Tech Electric

Motor eficiente

Com motorização elétrica desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, segundo a Renault, o Kwid E-Tech Electric é ágil no trânsito urbano. A aceleração de 0 aos 50 km/h é feita em apenas 4,1 segundos. 

Além disso, o novo carro tem o melhor índice de eficiência energética entre todos os elétricos disponíveis no Brasil – 0,44 MJ/km, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, na tabela publicada em 10 de fevereiro de 2022.

A motorização 100% elétrica de 48 kW (equivalentes a 65 cv) é associada a uma bateria de 26,8 kWh. O carro oferece uma autonomia de 265 km em ciclo misto e 298 km em ciclo urbano, segundo a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro. 

A frenagem regenerativa permanente recupera energia cada vez que se deixa de exercer pressão sobre o pedal do acelerador e ao pisar no freio.

A autonomia da bateria pode ser otimizada por meio do modo de condução ECO, acionado por meio de um botão no console central. O ECO limita a potência a 33 kW (em vez de 48kW), a velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante.

novo Renault Kwid E-Tech Electric

Opções de recarga

O Kwid E-Tech é recarregado por meio de um conector localizado atrás da grade frontal, na altura da logomarca. O destravamento do compartimento de recarga é feito por um comando localizado internamente, sob o volante.

A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). 

Para carregar dos 15% até 80% da bateria em DC são necessários 40 minutos. Em uma Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 V, 8h57.

Enquanto o Kwid E-Tech está carregando, o painel de bordo exibe o indicador de recarga e também mostra a autonomia disponível em quilômetros com o nível de carga atual.

novo Renault Kwid E-Tech Electric
Kwid E-Tech Electric

Segurança a bordo

Completo, o Kwid E-TECH traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), alerta de pressão de pneus, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto.

Além disso, traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva de todos os modelos elétricos do Renault Group.

novo Renault Kwid E-Tech Electric

Visual imponente 

O Kwid E-Tech apresenta na dianteira um capô vincado, um grande para-choque e um conjunto óptico separado com luz diurna (DRL) em LED que se prolonga até a grade frontal inteiriça, que também tem a função de alojar a tampa de recarga.

A traseira é marcada por um robusto para-choque, que traz elementos como protetor (skid plate) pintado na cor prata e refletores integrados. A identidade do carro elétrico está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição E-Tech Electric.

O modelo estreia uma nova e exclusiva cor de carroceria, verde Noronha, e também estará disponível nas cores branco Glacier Polar e prata Diamond.

E-Tech

Espaço e conforto a bodo

O Kwid E-Tech oferece quatro lugares para passageiros adultos. Com um generoso espaço para cabeça e uma área livre para os joelhos de 100 mm, os lugares traseiros acomodam facilmente pessoas altas. 

O porta-malas oferece boa capacidade de carga da categoria: 290 litros. Com o banco traseiro rebatido, a capacidade de carga é ampliada para 1.100 litros.

Com um painel com detalhes em prata combinados com preto brilhante, a cabine do Kwid E-Tech é funcional. A alavanca de câmbio é substituída por um comando rotativo cromado, com simples utilização em três posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré).

Os itens de série incluem a direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante) e regulagem elétrica dos retrovisores.

O sistema multimídia oferece uma tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar