Kombi moderna: Volkswagen apresenta conceito elétrico e autônomo no Salão de Detroit
Para o Salão de Detroit desse ano, a Volkswagen apresentou um conceito futurista, mas que se inspira no passado da marca. O I.D. BUZZ foi apresentado pela marca como a Kombi da nova era. O objetivo da empresa é tornar acessível a mobilidade elétrica para o planeta.
Segundo Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen “o I.D. BUZZ simboliza a nova Volkswagen: moderna, positiva, emocionante e voltada para o futuro. Em 2025 queremos vender um milhão de carros elétricos por ano, tornando a mobilidade elétrica a nova marca registrada da Volkswagen. O novo e-Golf já oferece uma autonomia elétrica 50% maior. A partir de 2020, iremos lançar nossa família I.D., uma nova geração de carros totalmente elétricos e totalmente conectados. Eles serão acessíveis para milhões de pessoas.”
Com o veículo conceito I.D. BUZZ a Volkswagen está demonstrando em Detroit como a mobilidade elétrica do amanhã será rica em equipamentos. O modelo conta com tração nas quatro rodas e motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, modo de condução totalmente autônomo (I.D. Pilot) e uma nova geração de indicadores e controles. “O I.D. BUZZ é o MPV (multipurpose vehicle – veículo multiuso) da próxima geração. Ele é baseado na nova Plataforma Modular Elétrica (MEB) e oferece conforto e muito espaço para longas viagens. Sua autonomia elétrica, pelos critérios do NEDC, chega a 600 quilômetros”, explica Dr. Frank Welsch, membro do Board da Volkswagen responsável por Desenvolvimento.
O I.D. BUZZ pode ser reabastecido de forma indutiva ou numa estação de recarga de energia. Com uma potência de carga de 150 kW, são necessários cerca de 30 minutos para recarregar até 80% da bateria.
Há apenas quatro meses, a Volkswagen apresentou o irmão menor do I.D. BUZZ no Salão de Paris: o I.D., também uma revolução – um carro elétrico compacto que será lançado em 2020, com autonomia de até 600 quilômetros. O I.D. será o primeiro carro a entrar em produção baseado na nova plataforma MEB, para veículos elétricos. E o primeiro carro-conceito da Volkswagen que pode ser conduzido de forma totalmente autônoma.
Agora, o novo I.D. BUZZ será o primeiro MPV em que isso é possível: tudo o que é preciso é um leve empurrão no volante e ele se funde ao cockpit, trocando o modo manual para o modo de condução totalmente autônoma “I.D. Pilot” (previsto para 2025). A partir disso, o banco do motorista pode girar e o condutor ficar de frente para os passageiros de trás. Scanners a laser, sensores ultrassônicos, sensores por radar, câmeras de área e uma câmera dianteira varrem o espaço em torno do carro, com outros dados do trânsito recebidos por meio de conexão à internet.
No I.D. BUZZ o cockpit convencional não existe mais. Em vez dele, o MPV projeta em 3D as informações mais importantes em um Head-up Display de realidade aumentada (AR) no campo de visão do motorista, em formato virtual sobre a estrada. Itens como o sistema de informação e entretenimento e as funções do ar-condicionado são controlados por meio de um tablet removível. Enquanto isso, os controles principais para a condução estão localizados no volante. Sua parte interna não é equipada com raios e botões, como é normal atualmente. No lugar deles, traz um tipo de touchpad (superfície de toque) com campos capacitivos, transformando assim o volante tradicional num volante multifuncional sensível ao toque.
A utilização do espaço no carro-conceito, que tem até oito assentos, é melhor do que em qualquer outro veículo elétrico. A disposição multivariável dos bancos e a integração interativa do I.D. BUZZ contribuem em grande parte para isso. Graças à plataforma estendida MEB XL, este veículo conceito tem 4,94 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,96 m de altura.
O conceito não é apenas um gigante em termos de espaço: graças ao seu design, também promete ser um veículo confortável. Ele tem grande distância entre-eixos (3,30 m). A bateria fica localizada no meio, sob o assoalho do veículo. Isso abaixa o centro de gravidade e garante perfeita distribuição do peso. A suspensão do I.D. BUZZ, com seus amortecedores regulados eletronicamente, garante também um conforto de alta classe. O sistema de tração integral com emissão zero e potência combinada de 374 cv, equivalente a 275 kW (os motores elétricos dianteiro e traseiro têm 150 kW cada) é a combinação perfeita para a personalidade dinâmica do carro. A versão do I.D. BUZZ apresentada em Detroit alcança 100 km/h em cinco segundos e sua velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.