A Kombi elétrica ID. Buzz da Volkswagen ganhou versão 100% autônoma e passou pelo primeiro teste em vias públicas nas ruas de Munique, na Alemanha, veja os detalhes.
Kombi elétrica 100% autônoma circula nas ruas de Munique em fase de testes
A Kombi VW ID. Buzz saiu das pistas controladas para ganhar como ruas do centro da cidade de Munique, na Alemanha, para seu primeiro teste de rodagem autônoma.
A Kombi elétrica circula sem intervenção humana, através de dados técnicos com uma série de recursos responsáveis por mapear trajeto e tráfego, como módulos LIDAR, dispositivos sensores e câmeras.
VEJA TAMBÉM
Durante a experimentação estava a bordo ou CEO da VW, Herbert Diess, o diretor da Argo AI em Munique, Alex Haag, além de um piloto de testes, responsável por agir em uma situação de emergência.
O carro autônomo foi desenvolvido em parceria com uma empresa automatizada veicular, a Argo AI, que testa a tecnologia na Alemanha.
O protótipo foi apresentado no ano passado, e faz parte do plano da montadora de lançar 5 modelos autônomos derivados da picape ID. Buzz.
A Kombi Elétrica ID. Buzz AD (Autonomous Driving), será desenvolvida para ser um veículo de mobilidade urbana, de viagem de passageiros.
O modelo deve ganhar versão oficial e iniciar as atividades por volta de 2025, assim como foi confirmado em maio de 2021, no evento New Auto da Volkswagen.
O carro autônomo é composto por um sistema que utiliza radares e câmeras para desenvolver e mapear as imagens ao redor do carro para que o modelo seja capaz de agir sem a ação humana. Importante destacar que, a tecnologia de carros autônomos da Argo AI, parceira da Volkswagen no projeto, é capaz de reconhecer e detectar objetos a uma distancia de até 400 metros.
“Um reconhecimento de ambiente de quatorze câmeras, seis lidar e onze sensores de radar, distribuídos por todo o veículo, pode detectar muito mais do que um motorista humano de seu assento.” Afirmou o chefe de direção autônoma da VWN, Christian Senger.
VW ID Buzz teve estreia mundial em março
É válido lembrar que a variante 100% elétrica da VW ID. Buzz foi apresentada de forma oficial em março desse ano.
O modelo terá versões de passageiros e de carga. Inicialmente ele será lançado no mercado Europeu entre os meses de setembro e outubro. No entanto, as vendas antecipadas devem começar em maio.
As versões europeias chegarão ao mercado com uma bateria de 77 kWh, que fornece corrente para um motor elétrico de 150 kW, que aciona o eixo traseiro.
A potência de carregamento ao usar corrente alternada (AC) é de 11 kW. Através de carregadores de carga rápida, o nível de bateria pode atingir 80% de autonomia em até 30 minutos.
Assim como todos os modelos ID da Volkswagen, a Kombi elétrica é desenvolvida sobre a plataforma Modular Electric Drive Kit (MEB) do Grupo.