Kits de ferramentas ajudam a fazer reparos fáceis e rápidos
Itens como alicate, jogo de chaves Phillips e auxiliar de partida facilitam a vida dos motoristas
Além da revisão obrigatória, para manter o carro em perfeito estado é sempre bom ter por perto um kit de ferramentas. Com os itens certos ao alcance das mãos, é possível realizar simples ajustes – e que não necessitam você seja um especialista no assunto.
Atualmente, é fácil encontrar pacotes completos de equipamentos à venda nas lojas do País. Porém, segundo Rogério Rascio, proprietário da Auto Mecânica Allen, de Osasco, em São Paulo, é importante que eles incluam o seguinte: alicates, jogo de chaves combinadas, macaco pequeno, cavalete pequeno, jogo de chaves Phillips, jogo de chaves Allen, chave de vela, fita isolante, soquetes, catracas, abraçadeiras de nylon (enforca gato), martelo de borracha e WD 40.
Apesar de facilitarem a vida, Fernando Suzita, sócio da oficina mecânica Cartec, na capital paulista, adverte
que deve-se ter cuidado ao mexer no carro. “Hoje em dia, os veículos estão com a engenharia cada vez mais avançada e são necessárias ferramentas e conhecimentos específicos para fazer os reparos”, explica.
Ainda assim, Suzita afirma que a compra de um auxiliar de partida pode “resolver alguns problemas quando a bateria não está em seus melhores dias”. O produto custa a partir de R$ 200. Outro produto que pode ser incluso no carrinho de compras é o cabo auxiliador, usado para fazer a famosa “chupeta”, quando o carro não quer ligar e fica dependente da recarga vinda de outros automóveis.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.