Kia Rio 2021: saiba tudo sobre o hatch coreano que usa o motor do HB20

Depois de bater na trave algumas vezes, o Kia RIo chegou ao mercado brasileiro em 2020. Ele é o modelo de entrada da marca coreana por aqui

Depois de bater na trave algumas vezes, o Kia Rio chegou ao mercado brasileiro em 2020. Ele é o modelo de entrada da marca coreana por aqui. Chega para concorrer na mesma categoria que seu “irmão” Hyundai HB20, um dos mais vendidos do país.

Kia Rio 2021

Da mesma forma que a plataforma MQB da Volkswagen foi a responsável pelo nascimento de vários veículos do grupo, a GB foi usada para a construção dos hatches da Kia e Hyundai. Outra coisa que os dois compartilham é o motor 1.6.

Foto: Divulgação/ Kia Motors do Brasil

Foto: Divulgação/ Kia Motors do Brasil

O Kia Rio é oferecido somente na versão EX e traz debaixo do capô o 1.6L Flex 4 cilindros 16v CVVT. Ele tem a potência máxima de 123 cv (gasolina) e 130 cv (etanol) a 6.000 rpm e torque de 16 kgfm a 4.700 rpm e 16,5 kgfm a 4.500 rpm. O câmbio é o automático de seis velocidades.

Seu consumo está na média da categoria. Segundo o Inmetro, ele faz 10,5 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol) na cidade. Já no perímetro rodoviário, o veículo pode fazer 13,4 km/l (gasolina) e 9,3 (etanol).

Um ponto positivo dele é o espaço dos porta-malas. Entre todos os hatches, ele é o que traz o maior espaço no bagageiro (325 litros).

Preço e equipamentos de série

Para levar o Kia Rio EX 1.6 para casa, o interessado terá que desembolsar R$ 81.990.

Ele já vem de série com a central multimídia de sete polegadas touchscreem. Nela, você pode conectar seu dispositivo por meio do Apple CarPlay e do Android Auto. A mesma serve para o condutor visualizar a câmera de ré.

Foto: Divulgação/ Kia Motors do Brasil

 

Já entre os equipamentos para o conforto de todos os ocupantes da cabine, podemos destacar: ar condicionado automático digital, bancos do motorista com ajuste de altura e inclinação, porta-revistas no encosto, banco traseiro bipartido, chave keyless, painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5 polegadas, sistema de som com 4 altos falantes e 2 tweeterss e volante multifuncional.

Além disso, o carro conta com um bom pacote de itens de segurança: assistente de partidas em rampa (HAC), controle de estabilidade, controle de frenagens em curvas, controle de tração, desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção elétrica progressiva, luz de assistência de manobra, freios ABS com EBD, gerenciamento de estabilidade veicular, luz diurna (DRL). rodas de liga leve 17″ e sistema imobilizador de condução.

Garantia e revisão

De acordo com a Kia Motors, o comprador do Rio tem direito a cinco anos de garantia. Além disso, suas revisões periódicas custam entre R$564,70 (a primeira e a terceira) e R$ 755,28 (a segunda).

 

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile