Kia Stonic: Conheça o SUV híbrido mais barato do Brasil

O mercado de carros híbridos e elétricos não para de crescer. Hoje, é possível encontrar modelos de várias categorias diferentes. E um dos lançamentos mais recentes que possuem algum tipo de eletrificação é o Kia Stonic. Este carro sul-coreano se posiciona no mercado como o SUV híbrido mais barato do Brasil. Além de ter um bom consumo de combustível, o carro se destaca pelo bom pacote de equipamentos.

Este modelo não chega a ser uma novidade. Ele foi lançado originalmente em 2017. No ano seguinte, esteve presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Dois anos depois, passou por uma reestilização. Agora, o modelo finalmente chega ao Brasil para ser uma peça importante na estratégia de renovação montadora sul-coreana.

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

Kia Stonic: Conheça o SUV híbrido mais barato do Brasil

O Kia Stonic está sendo vendido em apenas uma versão aqui no Brasil. O modelo está custando R$ 149.990 (Preço Sugerido). Além de ser o SUV híbrido mais barato do Brasil, ele também é o mais em conta que traz este sistema. Este posto era do Toyota Corolla Hybrid Altis (R$ 171.590). Pensando em outros SUVs, ele custa menos que o Hyundai Creta Ultimate e Jeep Renegade Turbodiesel.

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

E este novo SUV possui qualidades para atrair o público. Posicionado abaixo do Sportage, ele possui um porte bem imponente. Ele mede 4140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura. O Stonic é construído sobre a plataforma Hyundai-Kia GB. Ou seja, divide plataforma com o Kia Rio. Como você pode ver nas fotos, ele se inspira bastante nos outros modelos da marca.

Começamos falando do capô. Ele traz o novo logotipo da montadora. A grade dianteira, por exemplo, segue o conceito “nariz de tigre”, estilo criado por Peter Schreyer. Sem falar que o acabamento é no cor preto brilhante. Abaixo dela, as molduras das entradas de ar nos para-choques possuem um visual esportivo. Já o conjunto óptico traz faróis dianteiros halógenos. As luzes de condução diurna e faróis de neblina são em LED.

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

O mesmo acontece com as setas integradas em LED presentes nos espelhos retrovisores. Na lateral, o design e as rodas de liga leve de 17 polegadas (com acabamento diamantado se destacam. A cor do teto pode ser diferente da carroceria. Na traseira, podemos perceber que as lanternas deste carro ultrapassam boa parte da tampa do porta malas. A presença do spoiler traseiro com brake light em LED também é notada.

Interior e Equipamentos de série

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

Um ponto que o Kia Stonic se destaca é o espaço interno. O seu entre-eixos mede 2.580 mm e isso o coloca na média da categoria dos SUV compacto. Entretanto, o porta-malas de 325 litros está um pouco abaixo de alguns modelos da categoria. O acabamento do lado interno também é muito bom. Os bancos, por exemplo, trazem revestimento Premium padrão GT-Line em Altaica e tecido.

Já o painel tem um desenho bastante moderno. E é nesta parte que você encontra os itens tecnológicos do carro. O Stonic traz uma central multimídia de oito polegadas. Ela é touchscreem, traz uma tela no estilo “flutuante e pode ser bastante útil. Os ocupantes da cabine podem espelhar seus smartphones por meio do Android Auto ou pelo Apple CarPlay.

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

Você pode conferir também as imagens da câmera de ré. Este veículo possui um bom pacote de equipamentos de série. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ar-condicionado digital automático e controle frontal “Single Zone”
  • Banco do motorista com ajuste manuais
  • Computador de bordo
  • Console central com detalhes em preto brilhante
  • Direção com assistência elétrica
  • Volante esportivo com base reta
  • Rack de teto
  • Seis airbags
  • Assistente de partida em rampa
  • Smart Key
  • Botão Start/Stop
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • E entre outros

Conjunto mecânico

Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)

O conjunto mecânico é o ponto mais importante do Kia Stonic. Ele traz o propulsor 1.0 TGDI (Turbo) de três cilindros Smartstream. Sua potência máxima é de 118 cv. Já o torque máximo é de 17,1 kgfm. Para ajudá-lo, foi colocado neste carro sistema híbrido Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) de 48V. No caso, este motor elétrico não pode gerar tração para as rodas.

A transmissão utilizada é a automática de dupla embreagem (DCT). Este conjunto faz o carro ser bem econômico. De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) do Inmetro, ele pode fazer 13,3 km/l (cidade) e 13,2 km/l (estrada). O que lhe rendeu uma nota máxima dada pelo órgão.

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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