Kia Stonic chega a serviço de carro compartilhado com vantagem em preço

A Awto, plataforma de compartilhamento de veículos, inicia operações no Brasil com o SUV híbrido-leve Kia Stonic; veja como funciona

A Awto, plataforma chilena de compartilhamento de veículos, iniciará suas operações no Brasil com o Kia Stonic em seu portfólio. Isso porque a fabricante de origem coreana entregou 40 unidades do SUV compacto híbrido-leve ao serviço de carro compartilhado, que estreará no território brasileiro ainda em dezembro. O modelo terá vantagem em preço quando comparado a outros veículos disponíveis na plataforma. Saiba mais a seguir.

Por ser híbrido-leve, Kia Stonic terá preço reduzido na plataforma de carro compartilhado (Foto: Divulgação/Kia)

Entenda por que Kia Stonic terá preço  vantajoso no compartilhamento

O Kia Stonic será um dos primeiros carros eletrificados a ser disponibilizado no serviço da Awto. A empresa destaca que, pelo consumo dos carros desta modalidade ser menor, o custo por quilômetro rodado cobrado dos usuários também será menor do que em carros convencionais a combustão (sem nenhum tipo de eletrificação). 

De acordo com informações do site da startup, o custo de utilização de um Chevrolet Onix Plus, por exemplo, é de R$ 0,50 por minuto acrescidos de R$ 0,90 por km rodado. Para o Stonic, os valores exatos ainda não foram anunciados, mas a promessa é que o valor seja mais em conta no uso por km.

De acordo com dados do programa de etiquetagem do Inmetro, o Kia Stonic possui as médias oficiais de consumo de gasolina de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l, na estrada.

Num primeiro momento, os modelos Stonic estarão disponíveis na modalidade de carsharing apenas na área de cobertura da Awto em São Paulo (SP). Em breve, seguindo o cronograma de expansão da startup no Brasil, mais unidades do Stonic serão incorporadas à frota da empresa e passarão a ser disponibilizadas em outros centros urbanos do país.

 “A Kia está-se adaptando de forma proativa às rápidas mudanças na indústria automotiva e se tornando cada vez mais uma empresa provedora de soluções de mobilidade sustentável. Esta parceria com a Awto é fruto do alinhamento de propósitos entre as duas empresas”, afirma o diretor de Operações da Kia Brasil, Gustavo Gandini.

Saiba mais sobre o SUV híbrido-leve da Kia

O Kia Stonic é primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento da marca sul-coreana, incluindo a nova logomarca, no mercado brasileiro. Um de seus atributos é o motor 1.0 3-cilindros Kappa, com turbo e injeção direta de gasolina, aliado ao sistema híbrido-leve (MHEV) de 48V. 

Kia Stonic foi o primeiro veículo eletrificado da marca a estrear no Brasil (Foto: Divulgação/Kia)

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cv a 6.000 rpm e torque de 17,1 kgfm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico do sistema híbrido-leve, a potência combinada vai a 120 cv a 6.000 rpm e o torque combinado chega a 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. O conjunto está acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) e 7 marchas, com tração dianteira.

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile